Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Polêmica

COI vai reanalisar exames antidoping de Turim/2006

Agência Estado
19 nov 2013 às 17:05

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta terça-feira que está usando um novo método para refazer os exames antidoping de dezenas de amostras colhidas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim. O mesmo procedimento deverá ser utilizado no material tirado dos Jogos de Verão de Pequim/2008.

Esses novos testes podem identificar o uso de esteroides de uma forma mais precisa, localizando substâncias dopantes mesmo quando encontradas em menor concentração, segundo revelou o chefe da comissão médica do COI, Arne Ljungqvist, que também é vice-presidente da Wada (Agência Mundial Antidoping).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em março, o COI já havia realizado uma nova rodada de testes no material colhido nos Jogos de Verão de 2004 (Atenas) e 2008, tendo punido 10 atletas de forma retroativa. A entidade tem por prática guardar as amostras durante oito anos, para conseguir identificar o doping posteriormente, aproveitando novos métodos de análise.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


De acordo com reportagem do canal de TV da Alemanha ARD, laboratórios de Colônia (Alemanha) e Moscou (Rússia) estão usando esses novos métodos e já detectaram alguns casos nos últimos meses. Entre as substâncias que podem ser identificadas está o turinabol, consumido por vira oral, e muito utilizado pelos atletas da Alemanha Oriental nos anos 1970.

O COI pretende terminar a análise dos resultados de Turim até o fim do ano. Os testes procuram por esteroides, nova gerações de transfusão de sangue (EPO) e hormônio do crescimento. O número exato de testes a serem refeitos não foi divulgado pelo COI.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade