A primeira final de conferência da NBA foi definida nesta quinta-feira. O San Antonio Spurs passou pelo Golden State Warriors e vai bater de frente com o Memphis Grizzlies na final da Conferência Oeste.
A decisão contará com um brasileiro em quadra. Trata-se do pivô Tiago Splitter, que precisará se esforçar muito para superar a forte defesa rival. O duelo no garrafão, por sinal, deve ser um dos principais atrativos do confronto final.
De um lado, o veterano Tim Duncan forma uma forte dupla com Splitter no garrafão texano. Do outro, Marc Gasol e Zach Randolph não ficam atrás e foram, inclusive, os grandes responsáveis pela classificação do Memphis para a final - nas semis, médias de 19,4 pontos de Gasol e 18,4 de Randolph. O espanhol, por sinal, está em alta e foi eleito o melhor defensor da NBA.
Leia mais:
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Pesa a favor do Spurs, no entanto, a experiência. Se por um lado, Marc Gasol e Zach Randolph comemoram a primeira final alcançada na liga, Tim Duncan, aos 35 anos, já está em sua oitava decisão de conferência na carreira. Splitter, por sua vez, também já esteve em uma final de conferência, na temporada passada.
Outro confronto interessante será entre armadores. Mike Conley Jr, do Memphis, vem fazendo boas partidas, mas é outro que pode sentir o peso de ser um novato em finais. Já o francês Tony Parker, de 30 anos, é um dos astros do Spurs e pode ser o grande diferencial da equipe, como foi nas semifinais, onde marcou uma média de 22,5 pontos por jogo.
O confronto final terá início neste domingo, às 16h30, no AT&T Center, no Texas. O campeão sairá em um duelo melhor de sete, ou seja, quem vencer quatro partidas primeiro leva o título.
Na Conferência Leste, o Miami Heat ainda aguarda pela definição do seu rival na final, que será o New York Knicks ou o Indiana Pacers - Pacers vai liderando a série por 3 a 2.