Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Inverno

Competição acirrada e polêmica marcam Olimpíada

Agência Estado
01 mar 2010 às 11:41

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Os Jogos de Inverno de Vancouver foram marcados pela polêmica, pela coroação de uma rainha e pela mobilização de um país, o Canadá, que saiu da competição como grande vencedor no quadro de medalhas e recordista no número de medalhas de ouro: 14 ao todo.

A morte do georgiano Nodar Kumaritashvili em um treino abriu a polêmica sobre a segurança da pista de bobsled, que nos próximos anos deve mudar suas prioridades, colocando a segurança à frente da velocidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na patinação artística também haverá discussão depois da vitória do norte-americano Evan Lysacek sobre o russo Evgeni Plushenko. O que vale mais? O lado artístico ou a perfeição técnica? Resposta daqui a quatro anos, nos Jogos de Sochi, na Rússia. A unanimidade fica para a "rainha" sul-coreana Yu-Na Kim, que quebrou o recorde de pontos na versão feminina do evento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Um dos destaques dos Jogos de Inverno foi a China. De 14.ª colocada nos Jogos de Turim, a equipe subiu para a 8.ª posição, com destaque para a participação na patinação artística, que teve dobradinha na prova de duplas com Xue Shen e Hongbo Zhao levando a melhor sobre Qing Pang e Jian Tong. O time também teve participação expressiva nas provas de velocidade da patinação e no esqui, o que indica a intenção de brigar no quadro de medalhas nos próximos Jogos.

Publicidade


Se os chineses tiveram motivos para comemorar, o mesmo não aconteceu com os russos, que ficaram bem aquém do esperado com o 10.º lugar e apenas 3 medalhas de ouro. O presidente do país, Vladimir Putin, deixou claro que cabeças vão rolar e haverá investimento em treinadores estrangeiros, afinal a competição de 2014 será em casa.


A participação brasileira em Vancouver foi ruim, como já era esperado. Em Turim, há quatro anos, comemorou o 9.º lugar de Isabel Clark no snowboard, mas a atleta não conseguiu repetir o feito no Canadá, ficando em 19.º.

O restante da equipe só marcou presença. No esqui cross-country, Jaqueline Mourão ficou em 67.º e Leandro Ribela, em 90.º. No esqui alpino, nem Maya Harrison nem Jhonatan Longhi conseguiram concluir a prova de slalom por causa das condições climáticas. Ficaram respectivamente em 48.º e 56.º no slalom gigante.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade