O Dallas Mavericks faturou na noite de domingo o seu primeiro título da NBA. Fora de casa, a equipe do Texas, liderada por Dirk Nowitzki, derrotou o Miami Heat, de LeBron James, por 105 a 95, fora de casa, e encerrou a série decisiva da temporada 2010/2011 com um triunfo por 4 a 2.
Eleito o Jogador Mais Valioso (MVP, na sigla em inglês) das Finais, Nowitzki anotou 21 pontos na partida decisiva para se sagrar campeão aos 32 anos. O alemão converteu apenas nove de 27 arremessos, mas foi decisivo ao fazer dez pontos no último quarto. Além disso, conseguiu um "double-double" ao obter 11 rebotes.
Já Jason Terry, com 33 anos, liderou o Dallas no jogo com 27 pontos. E Jason Kidd, aos 38 anos, faturou o seu primeiro título na NBA, com nove pontos e oito assistências na partida decisiva. Jose Juan Barea anotou 15 pontos e Shawn Marion somou 12 pontos para o Dallas.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
O Mavericks ganhou quatro das cinco últimas partidas da final e conseguiu uma vingança da final de 2006, quando foi derrotado pelo Miami por 4 a 2. Além disso, deixou James mais um ano sem conquistar um título da NBA. O pivô anotou 21 pontos, mas brilhou apenas no início da partida. Chris Bosh fez 19 pontos, Dwyane Wade marcou 17 e Mario Chalmers somou 18 pontos e sete assistências.
Rick Carlisle, o técnico do Mavericks, entrou para um grupo seleto de campeões da NBA como jogador e treinador, já que atuava pelo Boston Celtics em 1986. Apenas dez homens fazem parte desta lista, incluindo Phil Jackson, que se aposentou após o Los Angeles Lakers ser eliminado pelo Dallas nos playoffs desta temporada, e Pat Riley, presidente do Heat e principal responsável por juntar na mesma equipe James, Wade e Bosh.
Atuando em casa e precisando da vitória para permanecer vivo na luta pelo título da NBA, o Miami começou a partida melhor e chegou a liderar por 20 a 11 com pouco mais de seis minutos jogados. O Dallas, porém, conseguiu uma reação espetacular, liderado por Terry, e terminou o primeiro quarto na dianteira por 32 a 27.
Melhor no começo do segundo período, o Mavericks chegou a ter uma vantagem de 12 pontos (40 a 28). O Miami, porém, reagiu. Fez 14 pontos seguidos e assumiu a liderança do placar, com 42 a 40. As equipes, então, passaram a se revezar na liderança e o Dallas terminou o primeiro tempo à frente por 53 a 51.
O Mavericks foi superior ao Heat no terceiro quarto e o terminou com nove pontos de vantagem (81 a 72) com uma cesta de Ian Mahimi nos instantes finais. Com a liderança do placar, o Dallas conseguiu manter o controle do duelo no quarto final e não chegou a ter a sua vantagem ameaçada. Assim, conquistou a vitória e o seu título com certa tranquilidade por 105 a 95.