A empresa norte-americana Hanse Golf Course Design foi anunciada nesta quarta-feira como vencedora do concurso para projetar o campo de golfe dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. O esporte voltará à Olimpíada após 112 anos. Depois dos Jogos, o espaço, na Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca (zona oeste), vai se tornar o primeiro campo de golfe público da cidade - quem quiser jogar vai ter de pagar, mas não precisará ser sócio.
A presidente da comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016, a marroquina Nawal El Moutawakel, disse estar presenciando um "momento histórico" durante a cerimônia de anúncio da empresa vencedora. "Como vocês podem lembrar, em 2009, Rio e golfe fizeram história. Pela primeira vez, um país sul-americano ganhou o direito de sediar os Jogos. E o golfe voltou ao programa olímpico", afirmou.
Além do golfe, o rúgbi será incluído a partir da Olimpíada do Rio de Janeiro. A presidente da comissão, em visita à cidade para reuniões de acompanhamento das obras para 2016, afirmou esperar uma maior e melhor promoção do golfe no País. "Estou certa de que vocês terão um grande legado, esportivo e ambiental, nesta linda região", disse, no único discurso - ela não concedeu entrevista - durante a visita ao Brasil.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
A volta da marroquina estava prevista para a noite desta quarta. Com isso, ela não vai se encontrar nesta quinta com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, que deve receber o diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbet Felli, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que também comanda o Comitê Organizador Rio 2016.
Não há previsão de início da construção do campo de golfe. O terreno pertence ao empresário italiano Pasquale Mauro, de 84 anos, e ficará cedido à prefeitura por 25 anos, renováveis por mais 25. Em contrapartida, a prefeitura alterou legislação que permite a ele aumentar o potencial construtivo em trecho do terreno que não será usado para a construção do campo de golfe.
De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, com a divulgação do resultado da licitação da Transolímpica (via expressa que ligará a Barra da Tijuca a Deodoro, bairros que vão receber jogos em 2016), nesta quarta, "não faltará mais nada das grandes obras ou intervenções que merecem a atenção da prefeitura".