Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Tênis

Federer vence Nadal e conquista 3º título em Miami

Agência Estado
02 abr 2017 às 16:49

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
Publicidade
Publicidade

No torneio que marcou o início da grande rivalidade do tênis mundial, Roger Federer venceu mais um "clássico" contra Rafael Nadal neste domingo, em Miami, e levantou o terceiro título da temporada 2017, o segundo seguido. Exibindo novamente grande domínio em quadra, o suíço de 35 anos derrotou o espanhol de 30 por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h34min.

Foi o terceiro título de Federer neste Masters 1000 e o quinto vice-campeonato do arquirrival na competição que nunca venceu. Com mais este troféu, o seu 91º da carreira, Federer mantém a série positiva iniciada no Aberto da Austrália, quando surpreendeu o mundo do tênis ao ganhar novamente um Grand Slam, o que não acontecia há cinco anos, justamente numa final contra Nadal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desde seu 18º troféu de Grand Slam, o suíço sofreu apenas uma derrota e acumulou 13 triunfos, com dois títulos - um deles no Masters de Indian Wells. Enquanto vence, sobe também no ranking. Nesta segunda-feira, ele deve aparecer no quarto posto da lista da ATP. E já é cotado para recuperar o topo, se mantiver este ritmo ao longo dos próximos meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


A final deste domingo teve sabor especial para os dois tenistas. Foi em Miami que os dois iniciaram ainda em 2004 uma rivalidade que é considerada por muitos como a maior da história do tênis profissional. Desde então, Nadal dominou o retrospecto, mas Federer vem recuperando terreno nos últimos meses. Com o resultado deste domingo, o suíço cravou a quarta vitória seguida sobre o rival - a terceira somente neste ano. O espanhol, porém, ainda lidera o confronto com folga. São 23 triunfos, contra 14 do campeão de Miami.

Publicidade


Em quadra, Federer exibiu a mesma performance que bateu Nadal nas oitavas de final em Indian Wells. Cada vez mais preciso com sua esquerda, ele controlou as ações do fundo de quadra e ainda mostrou eficiência nas subidas na rede. Ao todo, cravou 29 bolas vencedoras, contra 15 do espanhol. Também falhou menos: foram 19 erros não forçados, diante de 23 de Nadal.


O set inicial foi o mais equilibrado da partida. O espanhol chegou a ter quatro chances de quebra, mas Federer defendeu seu saque. Nadal chegou a salvar cinco breaks até ceder a quebra e, por consequência, o set.


Na segunda parcial, o suíço elevou o nível da partida e sequer teve o saque ameaçado. Precisou de três chances para faturar no nono game a quebra decisiva que abriu caminho para vencer o set, a partida e o torneio. Federer, assim, voltou a levantar um título em Miami, o que não acontecia desde 2006. Curiosamente, naquele ano ele venceu na final o croata Ivan Ljubicic, seu atual treinador.

O triunfo sobre Nadal neste domingo confirma o aproveitamento de 100% do suíço contra rivais do Top 10 neste ano. Além disso, mostra a consistência dele ao longo de uma competição na qual venceu rivais experientes, como o argentino Juan Martín del Potro e o checo Tomas Berdych, e jovens estrelas em ascensão, como o australiano Nick Kyrgios e o espanhol Roberto Bautista Agut.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade