Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Em 2016

Fiba quer inclusão do basquete 3x3 nos Jogos do Rio

Agência Estado
13 nov 2012 às 16:14

Compartilhar notícia

- Divulgação
Publicidade
Publicidade

O Central Board, órgão que controla as regras do basquete, decidiu durante o seu segundo encontro anual de 2012, nesta semana, na Malásia, pedir ao COI (Comitê Olímpico Internacional) a inclusão do basquete 3x3 já nos Jogos do Rio, em 2016. A ideia é seguir o exemplo do vôlei de areia e criar uma nova disputa olímpica que atraia os jovens e seja sucesso de público pela interação.

O pedido da Fiba (Federação Internacional de Basquete) deverá ser levado ao crivo do COI durante o congresso anual do Comitê, em setembro de 2013, em Buenos Aires. Pesa a favor do pleito o fato de que o basquete 3x3, jogado numa única tabela, em times de três contra três, não seria uma nova modalidade, mas uma segunda disciplina do basquete, tal como são o vôlei e sua alternativa de praia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O basquete 3x3, bastante conhecido no Brasil como "vinte e um" sempre foi bastante praticado nas quadras abertas pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos. Vendo o potencial da disciplina, a Fiba começou a organizar torneios de 3x3 nos últimos anos. Em agosto foi realizado o primeiro Campeonato Mundial, na Grécia. Os Jogos da Juventude de 2014 já terão a disputa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Além da inclusão do basquete 3x3, a Fiba também decidiu que irá pedir ao COI o aumento no número de equipes masculinas nos Jogos do Rio, passando das tradicionais 12 para 16. Com isso, a disputa seria mais acirrada e mais curta, uma vez que, ao invés de cinco jogos na fase de grupos, seriam apenas três.

Com o aumento no número de jogos ocorrendo num só dia, a Fiba também quer um segundo ginásio para o basquete. O Rio trabalha para construir uma arena, chamada de Hall Olímpico 1, nas proximidades da Vila Olímpica. O local terá capacidade para 16 mil pessoas, mas apenas 5 mil assentos serão permanentes. Os restantes, provisórios. Chegou a ser estudada a ideia de importar o ginásio usado nos Jogos de Londres, mas a ideia já foi descartada.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade