Felipe Giaffone deu importante passo para se sagrar tetracampeão da Fórmula Truck na última e decisiva corrida deste sábado (10) às 16 horas no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina. Na tarde desta sexta-feira (9) ele deu um show no Top Qualifying e garantiu a pole position da décima prova da temporada.
Além de assegurar o ponto extra e passar a ter 29 de vantagem para Paulo Salustiano, ele também igualou o recorde de poles positions de Wellington Cirino, que também pode deixar de ser o único tetracampeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, caso Giaffone repita seus títulos de 2007, 2009 e 2011. Agora, os dois largaram 29 vezes na frente e, caso vence neste sábado, Giaffone supera o próprio Cirino e iguala Renato Martins na quantidade de primeiros lugares. Ele já subiu 26 vezes no lugar mais alto do pódio.
Mas na corrida na tarde deste sábado, dia do aniversário de Londrina, Felipe Giaffone promete ser bastante conservador. Mas não muito. Ele garante que não pode perder a concentração e explica o que fará na corrida.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
"Não dá para dizer que a taça está na mão, pois já sou calejado de corridas e digo que conquistei pontos importantes, pois além de marcar um, o Salustiano não marcou. Ganhei um e tirei um dele e com isso minha vantagem passou para 29 pontos (351 a 322). Vamos fazer uma grande revisão no caminhão, quero dormir bem para não fazer bobagem na corrida e sei que não preciso ganhar, mas também não posso tirar o pé e deixar os outros passarem. O acerto do meu caminhão será conservador, mas vou guiar normalmente, pois se for muito cauteloso eles me engolem e fico no pelotão que podem acontecer mais acidentes", analisa Giaffone.
Na corrida deste sábado, às 16 horas, estarão em disputa 52 pontos: 25 pela vitória em cada uma das fases, e mais um extra em cada etapa para quem fizer a volta mais rápida.
Paulo Salustiano, o vice-líder do Campeonato Brasileiro e o único que ameaça Giaffone, enfrentou problemas de acerto no seu caminhão e larga somente na oitava colocação, a última entre os que se classificaram para o Top Qualifying. Salustiano tem o vice-campeonato ameaçado, matematicamente, por Diogo Pachenki, que precisa de uma combinação de resultados para garantir a conquista.
Grid de largada da última etapa da Fórmula Truck, em Londrina:
1) Felipe Giaffone (RM Competições-MAN), 1min37s116, média de 115,9 km/h
2) Roberval Andrade (Dakar Motorsports), 1min37s705
3) Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), 1min37s883
4) Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), 1min37s883
5) David Muffato (MAN TGX), 1min38s417t
6) Leandro Totti (Clay Truck Racing), 1min38s432
7) André Marques (Volkswagen Constellation), 1min38s450
8) Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), 1min38s513