O governo do Paraná firmou ontem uma parceria, por meio de patrocínio, com a montadora Renault para um aporte financeiro de R$ 1 milhão para a Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), que deve investir o dinheiro em melhorias na estrutura para a preparação de atletas. A parceria também engloba a doação anual de cinco carros como premiação aos municípios e universidades ganhadores de jogos promovidos pela Secretaria de Esportes. Os veículos devem ser usados unicamente para questões esportivas pelos vencedores.
Segundo o secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, tanto o patrocínio quanto a doação dos veículos aos municípios e universidades têm o objetivo de aumentar o investimento em categorias de base. Ele criticou o excessivo incentivo aos esportes de alto rendimento (profissionais) em detrimento da preparação nas escolas.
"Sou muito favorável ao esporte de alto rendimento, que é o esporte espetáculo, mas se ele não for acompanhado do esporte de base, escolar acontece o que aconteceu com o Rexona (Paraná Vôlei). Nós temos que começar de baixo para cima", diz. Segundo o secretário, a parceria para a doação de veículos e do patrocínio será renovada a cada ano.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Ginástica - com o recurso financeiro de R$ 1 milhão, a Federação pretende construir nas dependências do Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin), em Curitiba, estruturas para a recuperação das atletas, como sauna e equipamentos de hidromassagem. Do dinheiro repassado, R$ 300 mil serão para a melhoria da cobertura do ginásio.
Segundo a presidente da FPRG, Vicélia Ângela Florenzano, recurso pode melhorar o treinamento para as atletas que buscam vaga em 2016. "A gente tem uma produtividade maior quando mais perto estivermos do ideal. Nós não somos diferentes dos russos ou americanos, O que nos faltava era que nos dessem o ideal", diz.
Na opinião da atleta Daniele Hypólito, que esteve na cerimônia da parceria, em Curitiba, os incentivos se tornam importantes para todos os atletas. "É sempre importante, cada incentivo, cada patrocínio, tanto para quem está se preparando para 2016 quanto para aqueles que ainda vão disputar as Olimpíadas em 2020".