O inglês Lewis Hamilton desbancou os carros da Red Bull no treino classificatório deste sábado e faturou a pole position do GP do Canadá de Fórmula 1. Líder do campeonato, o australiano Mark Webber sairá da segunda posição, seguido de perto pelo companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel. Felipe Massa largará em 7.º.
Com o resultado, o piloto da McLaren quebrou a sequência de sete poles da Red Bull em sete corridas nesta temporada. Hamilton não largava na primeira posição desde a última etapa de 2009, no circuito de Abu Dabi.
Como tem acontecido nos últimos treinos classificatórios, Hamilton, Webber e Vettel fizeram uma disputa apertada pela pole, com rápida alternância de posições nos momentos finais do treino. O inglês, que já havia liderado o último treino livre, garantiu a liderança com o tempo de 1min15s105.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Webber, que vinha de três poles consecutivas, não conseguiu superar o bom ritmo de Hamilton e ficou em segundo, com 1min15s373. Vettel se aproximou do companheiro no final, mas teve que se conformar com a terceira colocação, com 1min15s420.
O espanhol Fernando Alonso, parceiro de Massa na Ferrari, chegou a ameaçar Vettel, mas se manteve em quarto: 1min15s435. O inglês Jenson Button, segundo colocado na classificação geral, teve trabalho na segunda parte do treino e só avançou nos instantes finais. Na última sessão, conquistou o quinto lugar, à frente do italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, maior surpresa do treino.
Felipe Massa, que ficou aquém do esperado nos treinos livres, fez apenas o 11.º tempo na primeira parte e quase decepcionou na segunda sessão. O brasileiro só se garantiu na última etapa com o décimo tempo. Na terceira parte, não conseguiu passar da sétima colocação.
O alemão Michael Schumacher decepcionou neste sábado e caiu ainda na segunda parte do treino. Ele foi superado por Button nos segundos finais e vai sair somente da 13.ª colocação, atrás do seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, 10.º colocado. Rubens Barrichello, da Williams, fez o 11.º tempo da sessão e também ficou de fora do restante do treino.
Os brasileiros Bruno Senna e Lucas di Grassi não conseguiram passar da primeira parte do treino, como vem acontecendo desde o início da temporada. Senna vai largar da 22.ª posição, logo à frente do seu compatriota, na penúltima colocação. O alemão Timo Glock, companheiro de Di Grassi na Virgin, e o indiano Karun Chandhok, parceiro de Senna na Hispania, também não avançaram e formarão o pelotão traseiro do grid.
A etapa do Canadá de Fórmula 1 será disputado neste domingo, a partir das 13 horas (horário de Brasília), no circuito de Montreal.