Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Fórmula 1

Hamilton vence com facilidade na Bélgica e dispara; Massa é o sexto

Agência Estado
23 ago 2015 às 16:06

Compartilhar notícia

- Studio Colombo/Pirelli
Publicidade
Publicidade

Depois de um susto na Hungria, a Mercedes voltou a dar as cartas na Fórmula 1 neste domingo, no GP da Bélgica, ao conseguir mais uma dobradinha na temporada. A vitória ficou com Lewis Hamilton, que sobrou no circuito de Spa-Francorchamps e liderou de ponta a ponta, seguido por seu companheiro de equipe, Nico Rosberg. Romain Grosjean foi o terceiro.

A vitória deu ainda mais tranquilidade a Hamilton, líder disparado do Mundial de Pilotos e cada vez mais perto do tricampeonato. Ele chegou aos 227 pontos neste domingo, seguido por Rosberg, que tem 199, e Vettel, único a ameaçar a hegemonia da Ferrari com 160 pontos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após cravar sua décima pole em 11 provas na atual temporada, Hamilton teve extrema tranquilidade na prova deste domingo, liderou durante todo o percurso e já na metade da corrida sua vitória parecia certa. Rosberg, por sua vez, sofreu, chegou a cair para quinto, mas se recuperou. Já Vettel fez ótima prova de recuperação e se aproveitava da estratégia da Ferrari de uma parada a menos para subir ao pódio até a penúltima volta, quando seu pneu estourou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


O novo sistema de largadas da Fórmula 1, que dá muito mais responsabilidade aos pilotos, causou algumas mudanças logo na saída, mas nada que assustasse Hamilton. Quem se deu melhor foi o mexicano Sergio Pérez, que saltou para a segunda colocação, fez boa prova e terminou em quinto.

Publicidade


O maior destaque do dia, no entanto, foi Grosjean. Depois de largar em nono, atrapalhado por uma punição, o piloto da Lotus não se abateu e, em dia inspirado, conseguiu as ultrapassagens necessárias, além de contar com a sorte no abandono de Vettel, para voltar ao pódio.


Já os brasileiros não estiveram em seus melhores dias. Ambos sofreram com o novo sistema de largadas. Felipe Massa chegou a cair para nono, mas se recuperou bem e terminou na sexta posição, subindo para 82 pontos. Já Felipe Nasr chegou a ficar em 16.º após a saída, mas terminou em 11.º, estacionando nos 16 pontos.

Publicidade


A CORRIDA - Antes mesmo da prova começar, Kimi Raikkonen deu sinais de que não teria dia fácil, ao ser atrapalhado por uma punição e ter que largar em 17.º. A largada, aliás, foi um capítulo à parte, com muitas mudanças de posição. O próprio Raikkonen foi um dos beneficiados, subindo para 11.º, assim como Daniel Ricciardo, que chegou a ser terceiro. Rosberg, no entanto, saiu muito mal e caiu para quinto.


Na ponta, Sergio Pérez chegou a ameaçar Hamilton, mas o inglês manteve a primeira colocação. Daí para frente, a prova seria um verdadeiro passeio para o piloto da Mercedes, que abriu vantagem logo nas primeiras voltas e praticamente confirmou a vitória ali.

Publicidade


Rosberg, por sua vez, precisou contar com o bom trabalho da Mercedes nos boxes para recuperar a segunda colocação. Também por conta da equipe, Vettel ganhou posições e passou a maior parte da prova em terceiro, até a penúltima volta, quando seu pneu acusou o desgaste, estourou e deixou o alemão na mão.


O pódio caiu no colo do Grosjean, que chegou a ser ameaçado por Ricciardo no início da corrida, mas, novamente, contou com a sorte. O australiano da Red Bull vinha bem na prova quando precisou abandonar por conta de um problema no carro, que parou na entrada dos boxes, ocasionando o Safety Car virtual.

Publicidade


Foi neste momento que os pilotos aproveitaram para irem aos boxes e a prova praticamente se definiu. Na reta final, Massa ainda ameaçou uma pressão sobre Pérez e chegou a incomodar o mexicano, que, por sua vez, segurou bem a quinta colocação.


O destaque negativo ficou por conta da equipe do brasileiro, a Williams, que cometeu erro bizarro com seu outro piloto. Em uma das paradas, colocou três pneus macios e um médio no carro de Valtteri Bottas. Além do prejuízo natural causado pela instabilidade, o finlandês foi punido pela direção de prova e precisou passar pelos boxes. Assim, saiu da briga pelas primeiras posições e terminou em nono.

Publicidade


Confira a classificação final do GP da Bélgica:


1) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) - 43 voltas em 1h23min40s387
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 2s058
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 37s988
4) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - a 45s692
5) Sergio Perez (MEX/Force India) - a 53s997
6) Felipe Massa (BRA/Williams) - a 55s283
7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 55s703
8) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - a 56s076
9) Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1min01s040
10) Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - a 1min31s234
11) Felipe Nasr (BRA/Sauber) - a 1min42s311
12) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - a 1 volta
13) Fernando Alonso (ESP/McLaren) - a 1 volta
14) Jenson Button (GBR/McLaren) - a 1 volta
15) Roberto Merhi (ESP/Marussia) - a 1 volta
16) Will Stevens (GBR/Marussia) - a 1 volta

Não completaram:
Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade