O ginasta holandês Yuri Van Gelder, um dos principais concorrentes do brasileiro Arthur Zanetti nas argolas, não competirá mais nas provas de ginástica artística das Olimpíadas do Rio 2016. O motivo é que o atleta da Holanda foi cortado dos Jogos pela sua própria delegação.
Van Gelder, de 33 anos, foi expulso pela equipe holandesa por deixado a Vila Olímpica no último sábado (6), para beber. O atleta, que admitiu sua "saidinha", só voltou para a concentração no domingo (7) e estava bêbado.
A decisão de mandar o holandês para casa antes do restante das suas provas se deu porque o atleta desobedeceu duas regras da delegação: a de sair sem autorização da Vila Olímpica e a de ter consumido bebidas alcoólicas.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
"Não pudemos fazer de outra maneira: era uma decisão inevitável. Ele [o atleta] violou o código ético interno duas vezes, a primeira saindo da Vila sem autorização e a segunda por beber álcool", afirmou o porta-voz do Comitê Olímpico da Holanda, Mauritis Hendriks.
Considerado "bad boy" entre seus colegas de profissão, Van Gelder já havia sido suspenso em 2009 por uso de cocaína e afastado em 2011 por uma recaída.