A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou que a partir da décima primeira rodada do NBB, nesta sexta-feira, serão realizados os primeiros exames antidopings. Os jogos serão escolhidos aleatoriamente pelo Departamento Técnico da entidade.
De acordo com o Código da Agência Mundial Antidoping (AMA), doping é a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários, ou contrário ao espírito do jogo. Quando duas destas três condições estão presentes, pode-se caracterizar um caso de doping.
A execução do exame antidoping nos atletas é prevista no regulamento oficial do NBB. "O início do exame antidoping é o cumprimento do que estava prometido. Isso traz credibilidade para o basquete, fazendo com que cheguemos ao mesmo nível das ligas de alto rendimento do mundo", comentou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Segundo o responsável de Ciência e Performance da CBB, Reginaldo Senna, é importante que os jogadores, médicos e dirigentes dos clubes estejam muito atentos para não correrem risco de serem pegos no exame. "Os atletas têm que seguir precisamente as orientações que estão no livro do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Lá, estão todas as informações necessárias para que os jogadores não usem as substâncias ilegais", disse Reginaldo Senna. "O objetivo é de orientar os atletas e fazer com que eles joguem limpos", completou.
Informações LNB