A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) uma resolução que concede ao piloto britânico Lewis Hamilton, heptacampeão da Fórmula 1, o título de cidadão honorário do Brasil.
A proposta havia sido apresentada pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e, entre as justificativas, estava a homenagem feita pelo britânico a Ayrton Senna durante o Grande Prêmio de F1 no ano passado.
Segundo o projeto de resolução 79/2021, o "título será entregue em sessão solene, em data a ser marcada pela mesa diretora da Câmara dos Deputados". Como é uma proposta da Casa, o texto não precisa ser aprovado pelo Senado e entra em vigor automaticamente.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
O relator do pedido, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), ainda citou que Hamilton tem uma "relação emocionalmente forte" com o Brasil para apoiar a honraria. Entre os partidos, apenas o Novo orientou a bancada a votar contrariamente à medida.
Hamilton usou suas redes sociais para comentar a resolução da Câmara dos Deputados. "Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo", escreveu em inglês e português em seu Instagram.