Londrina lidera o quadro de medalhas da fase final dos 23º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), nessa terça-feira (29), após o encerramento de cinco modalidades: atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê e tênis. Ainda faltam 11 modalidades para a definição dos campeões de todas as modalidades dos Jogos, disputados em Umuarama. Londrina tem sete medalhas - três de ouro e quatro de prata. Com duas de ouro estão Maringá e Curitiba, com vantagem para Maringá, que soma 6 no total (duas de ouro, uma de prata e três de bronze) contra cinco de Curitiba (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze).
Nessa somatória de medalhas não são consideradas todas aquelas conquistadas nas provas e categorias como ocorrem nas modalidades individuais, mas apenas aquelas correspondentes às posições dos municípios em cada modalidade. Assim, no judô, por exemplo, Curitiba somou duas medalhas de ouro com o primeiro lugar na classificação geral nos sexos feminino e masculino, e não a soma das medalhas conquistadas em todas as categorias.
No mesmo exemplo, o do judô, se fossem somadas todas as medalhas conquistadas por categorias de pesos nas lutas, só na disputa individual Curitiba teria 11 medalhas de ouro, 5 de prata e 1 de bronze. Isso valeria no atletismo com a soma das medalhas por provas, ou na ginástica rítmica com as medalhas por aparelhos.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Outra consideração a fazer é que neste ano não será conhecido um campeão geral dos Jogos da Juventude do Paraná, como vinha se sucedendo até o ano passado, quando Londrina impediu o nono título consecutivo de Curitiba. A mudança foi para atender a maioria dos municípios, contrários ao sistema de classificação por pontos em todas as modalidades. Os beneficiados seriam sempre os municípios que conseguiam disputar um maior número de modalidades com equipes competitivas.
A partir deste ano os campeões serão conhecidos só por modalidades e sexos, quando serão premiados os três primeiros com troféus e medalhas. O troféu de campeão geral não vai mais ser entregue, a exceção do Troféu Disciplina, para as três equipes com melhor comportamento ético. Portanto, essa classificação geral por medalhas é extra-oficial, elaborada apenas para se conhecer os municípios vencedores de mais modalidades.
Medalhas
Municípios – Ouro – Prata – Bronze – Total
1.º – Londrina – 3 – 4 – 0 – 7
2.º – Maringá – 2 – 1 – 3 – 6
3.º – Curitiba – 2 – 1 – 2 – 5
4.º – Toledo – 1 – 1 – 0 – 2
5.º – Araucária – 1 – 0 – 1 – 2
6.º – Cascavel – 0 – 1 – 1 – 2
7.º – Campo Mourão – 0 – 1 – 0 – 1
8.º – Medianeira – 0 – 0 – 1 – 1
– Umuarama – 0 – 0 – 1 – 1
Por modalidades
Atletismo
Feminino
1.º – Londrina
2.º – Campo Mourão
3.º – Medianeira
Masculino
1.º – Londrina
2.º – Maringá
3.º – Curitiba
Ginástica rítmica
Nível A
1.º – Toledo
2.º – Londrina
3.º – Curitiba
Nível B
1.º – Umuarama
2.º – Cascavel
3.º – Araucária
Judô
Feminino
1.º – Curitiba
2.º – Toledo
3.º – Maringá
Masculino
1.º – Curitiba
2.º – Cascavel
3.º – Maringá
Karatê
Feminino
1.º – Maringá
2.º – Londrina
3.º – Araucária
Masculino
1.º – Araucária
2.º – Londrina
3.º – Cascavel
Tênis
Feminino
1.º – Londrina
2.º – Curitiba
3.º – Maringá
Masculino
1.º – Maringá
2.º – Londrina
3.º – Umuarama