Nesta quarta-feira, dia 1º de maio, a McLaren prestou uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, morto há 19 anos durante o GP de San Marino, em Ímola, em 1994, quando perdeu o controle da Williams na curva Tamburello e se chocou contra o muro. O brasileiro pilotou pela escuderia britânica de 1988 a 1993 e conquistou o título nos anos de 1988, 1990 e 1991. Desta forma, a McLaren elegeu os dez grandes momentos do piloto.
Confira:
Classificatório de Mônaco
"Os treinos de Senna nas ruas estreitas do Principado se tornaram uma lenda".
Europa 1993 - a melhor primeira volta da história
Senna largou em quarto lugar e caiu para quinto depois da primeira curva. No entanto, sob chuva, ele se recuperou, ultrapassou quatro adversários e assumiu a liderança da prova.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Suzuka 1988 - corrida de recuperação
A McLaren de Senna sofreu um problema na largada, e o brasileiro teve mais problemas para fazer o carro andar. Após cair para a 14ª colocação, ele se recuperou até ultrapassar Alain Prost, vencer o GP e conquistar o primeiro título do Mundial de Pilotos.
Brasil 1991 - vitória em casa, enfim
Apesar dos problemas na caixa de câmbio no final, Senna soube administrar a liderança e vencer o GP do Brasil pela primeira vez na carreira.
Phoenix 1990
A briga particular de Senna com o francês Jean Alesi e a brilhante ultrapassagem do brasileiro para vencer a corrida.
1993 e a mudança dos motores
Senna se despediu da McLaren com uma boa temporada, apesar da mudança dos motores Honda V12 para Ford HB. Ele foi vice-campeão do Mundial de Pilotos
Spa 1992 - salva-vidas
Senna saiu de seu carro durante o treino classificatório para ajudar a socorrer o piloto Erik Comas, que havia sofrido um acidente
Mônaco 1992 - vitória na raça
Ayrton Senna assumiu a liderança depois da ida de Nigel Mansell aos boxes e, mesmo sob pressão, segurou o inglês para vencer nas ruas de Monte Carlo pela quinta vez na carreira
Austrália 1993 - a última vitória
Senna se despediu da McLaren em grande estilo, vencendo o GP da Austrália - o último da temporada de 1993. Foi a última vez que o brasileiro subiu em um pódio na F1.
Anos 1990 - desenvolvendo o NSX
O piloto brasileiro ajudou a Honda no projeto do modelo esportivo NSX