Rafael Nadal confirmou os rumores sobre sua situação física nesta segunda-feira e revelou que só deve voltar às quadras em novembro. O espanhol explicou que sua lesão no joelho esquerdo, mais grave do que mostravam as avaliações iniciais dos médicos, o deixará fora de combate por dois meses.
Desta forma, o atual número 3 do mundo não poderá defender a Espanha nas semifinais da Copa Davis na próxima semana, contra os Estados Unidos, e também se ausentará da temporada asiática, em outubro. Nadal só teria condições de jogar ainda este ano o ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, e a eventual final da Copa Davis, ambos em novembro.
Para tanto, ele vai precisar se recuperar de uma lesão no tendão patelar do joelho esquerdo. Os detalhes sobre o problema físico vão ser explicados pelos médicos em entrevista coletiva nesta terça. "Me sinto melhor depois de consultar meus médicos. Estou feliz pela evolução positiva [da lesão] nas últimas semanas e também por ter evitado cirurgia", afirmou o espanhol, em nota oficial.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Nadal está fora de combate desde o fim de junho, quando foi eliminado logo na segunda rodada de Wimbledon, no resultado mais surpreendente da competição. Desde então, ele se concentrou no tratamento da lesão que já o incomodava antes do início do Grand Slam. Assim, decidiu se ausentar dos Jogos Olímpicos de Londres e do US Open.
"Perdi a Olimpíada e o US Open nas últimas semanas, dois dos torneios mais importantes do ano e que eu queria muito participar", lamentou o tenista, que optou pelo tratamento físico mais longo para poder estender sua carreira. "Quero muito voltar a competir, mas tenho muitos anos pela frente ainda e os meus joelhos precisam descansar".
Não foi a primeira vez que Nadal precisou se ausentar do circuito por conta de lesão no joelho. Em 2009, ele não competiu em Wimbledon, entre outros torneios, e caiu no ranking da ATP. No entanto, voltou ainda melhor no ano seguinte, quando venceu 3 dos quatro torneios de Grand Slam da temporada.