O sexto título do Masters 1000 de Roma, nesta segunda-feira, devolveu Rafael Nadal para a segunda posição do ranking da ATP, desbancando novamente Roger Federer. O espanhol voltou à vice-liderança ao alcançar 10.060 pontos, 270 a mais que o rival, terceiro colocado.
O suíço havia assumido a segunda colocação ao faturar o título do Masters de Madri, mas ficou no posto por apenas uma semana. Novak Djokovic segue na ponta, mesmo após a derrota para Nadal na final de Roma, com 11.800.
O Top 3 do ranking poderá sofrer novas mudanças ao fim de Roland Garros, que terá início no próximo domingo. Nadal defenderá 2 mil pontos do título, Federer, 1.200, por chegar à final e Djokovic, 720, da semifinal.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Em relação ao ranking desta segunda, o norte-americano Mardy Fish subiu uma posição e voltou ao Top 10. É o décimo colocado, desbancando o compatriota John Isner, 11º. Já o francês Richard Gasquet ganhou duas colocações e alcançou a 20ª posição.
Vivendo situação menos favorável, Thomaz Bellucci perdeu três lugares e caiu para 70º. Com mais esta queda, o brasileiro terá que torcer por desistências para entrar na reduzida lista de 56 tenistas que garantem a vaga nos Jogos de Londres a partir do ranking.
Como o regulamento olímpico prevê um limite de quatro tenistas por país, Bellucci ficaria momentaneamente na 55ª posição. No entanto, ele ainda precisa defender os 90 pontos conquistados em Roland Garros, por ter chegado até à terceira rodada em 2011.