A medalhista olímpica no tae kwon do Natália Falavigna passou na última sexta-feira por uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior e do menisco lateral do joelho direito, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. A operação pode tirá-la dos Jogos Olímpicos de Londres.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a atleta está se recuperando bem do procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião ortopedista Wagner Castropil, que considerou a operação como tendo sido um sucesso. Falavigna já estava parada há um ano por causa de outra cirurgia no joelho.
De acordo com Castropil, o tempo de recuperação da atleta será de aproximadamente seis meses. A Seletiva Mundial para os Jogos Olímpicos, principal competição dela na temporada, porém, acontece em julho, no Azerbaijão. A se confirmar esta previsão, ela não poderá disputar também o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos Militares do Rio.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Falavigna volta ao Rio de Janeiro já nesta semana e começa o trabalho de recuperação com o fisioterapeuta do COB, Henrique Jatobá. Ela tentará se recuperar a tempo de disputar os Jogos Pan-Americanos, em outubro, e a seletiva pan-americana para a Olimpíada, no final de novembro, ambas em Guadalajara.
A paranaense Natália tem 26 anos e foi medalhista de bronze para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, na categoria acima de 67kg. Em fevereiro, ela foi apresentada como atleta do Fluminense.