A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) comunicou nesta quarta-feira que o jogador de vôlei de praia Pedro Solberg foi pego no antidoping e está suspenso preventivamente. O jogador testou positivo para o esteroide exógeno 5a-androstane-3a,17b-diol na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial da modalidade.
O exame foi feito diretamente pela WADA (Agência Mundial Antidoping), no dia 30 de maio de 2011, e indicou a concentração da substância na ordem de 104.27 ng/ml no sangue do jogador.
Até pouco mais de uma semana, Pedro Solberg fazia dupla oficialmente com Pedro Cunha, mas vinha jogando com Ferramenta por conta de uma lesão de Cunha. A parceria foi desfeita, Solberg jogou com Ferramenta em Gstaad, na Suíça - torneio encerrado no final de semana -, mas já preparava nova dupla, em busca da vaga olímpica.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Na etapa da Polônia, que começa daqui a duas semanas, ele já planejava jogar com Ricardo. Dono de três medalhas olímpicas - uma de cada cor -, Ricardo seguiria atuando ao lado de Márcio na etapa de Moscou, que começa nesta quinta-feira, e depois abandonaria a parceria. Agora, pode ter que rever seus planos.
Filho da ex-jogadora Isabel e irmão de Maria Clara e Carol, nona melhor dupla do mundo, Pedro Solberg é atualmente o 15º jogador mais bem posicionado no ranking mundial individual. No Circuito Mundial 2011, a dupla dele com Ferramenta é a 22ª melhor posicionada, uma posição à cima da parceria dele com Pedro Cunha. Ricardo/Márcio é a quarta.
Em nota, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) afirmou esperar que o assunto seja resolvido da melhor maneira e que o Brasil possa contar com o atleta nas competições futuras.