Programa que visita colégios estaduais em busca de novos talentos tem cumprido papel importante na renovação da equipe de competição; meta é chegar a 15 mil avaliados até dezembro
O programa Pente Fino alcançou uma marca importante nesta semana. Lançado no ano passado com o objetivo de analisar crianças e jovens de escolas estaduais em busca de novos talentos, o Pente Fino chegou a 4 mil avaliações somente neste ano.
Para chegar a este número, a comissão avaliadora do projeto visitou quatro colégios estaduais de Londrina: Adélia Barbosa, José Carlos Pinotti, Lúcia Barros e Pe. Wistremundo Roberto Peres Garcia, além da escola municipal Sonia Parreira Debei, que transformou-se em polo de outro programa importante do projeto, o Atletismo Kids.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Nas escolas, o trabalho é feito em conjunto com o professor de Educação Física. Os avaliadores realizaram testes força, impulsão e velocidade. Os de melhor aptidão são selecionados para treinar às segundas e quartas feiras, no centro de treinamento da equipe, que atualmente funciona no Estádio do Café. O transporte fica por conta do projeto.
Destes 4 mil avaliados, 130 já foram convocados para treinar junto com a equipe e outros 240 farão testes de pista nos próximos dias. É neste momento que os jovens são direcionados às modalidades nas quais se destacaram nos testes iniciais na escola. "Aquele que vem para a velocidade, pode fazer os 100, 200, 400 metros, provas com barreiras, o que vem pro arremesso pode fazer o peso, o disco, o dardo, assim acontece nos saltos também. Mas já aconteceu de algum se destacar na velocidade e se mostrar habilidade para o arremesso", conta o coordenador do programa Pente Fino, Felipe Casonato.
Alguns dos atletas descobertos no Pente Fino e já integrados à equipe de competições já participam da fase final dos Jogos Escolares do Paraná, marcada para o final deste mês, em Apucarana.
A meta, segundo ele, é passar por mais 12 colégios e alcançar os 15 mil alunos avaliados até o final do ano. A tendência é que as avaliações sejam aceleradas visando a formação da equipe para os Jogos da Juventude e para o Campeonato Paranaense pré-mirim e mirim, ambos em setembro. "Vamos intensificar os testes no mês de agosto para eles terem condições de defender a equipe e a cidade nestas duas competições, e pensando a longo prazo, também nos Jogos Escolares do ano que vem", encerrou Casonato.