Fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, a Pirelli anunciou nesta quarta-feira que passará a usar o R30, carro utilizado pela Renault na temporada 2010, nos seus testes durante este ano. Anteriormente, a fabricante de compostos utilizava o carro que a Toyota - o TF109 - desenvolveu para o campeonato de 2009.
A empresa explicou que o carro, que foi utilizado nas corridas de 2010 por Vitaly Petrov e Robert Kubica, será adaptado ao regulamento aerodinâmico e técnico da temporada 2012 da Fórmula 1, com a intenção de testar e desenvolver os pneus com as mesmas exigências impostas durante o campeonato.
"Ficou claro que precisávamos de uma solução mais moderna para o nosso carro de teste, já que o Toyota TF109, que nos serviu muito bem, já completou três anos de idade", disse Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli. "A tecnologia e os regulamentos mudaram consideravelmente desde então, e o Toyota não é mais capaz de gerar o tipo de forças que precisamos para simular as exigências atuais de Fórmula 1".
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Como no ano passado, a Pirelli espera realizar ao menos quatro testes ao longo da temporada, em circuitos ainda a serem definidos. O piloto responsável pelos treinos privados ainda não foi definido, mas a primeira sessão deverá acontecer no mês de maio.