O primeiro jogador negro a disputar uma partida na NBA morreu na noite de quinta-feira. A liga norte-americana de basquete e a Universidade do Estado da Virgínia anunciaram que Earl Lloyd faleceu aos 86 anos, deixando o esporte norte-americano de luto. A causa da morte não foi revelada.
Em 31 de outubro de 1950, Lloyd fez história ao disputar a sua primeira partida pelo Washington Capitols, que acabou sendo derrotado por 78 a 70 pelo Rochester Royals, apesar dos dez rebotes e seis pontos do jogador. Depois disso, abriu o caminho para Chuck Cooper, o primeiro negro recrutado por uma equipa da NBA das universidades, indo para o Boston Celtics, e Nat Clifton, o primeiro negro a assinar um contrato na liga, com o New York Knicks, ambos naquela mesma temporada.
Lloyd foi campeão da NBA em 1955 pelo Syracuse Nationals e encerrou a sua carreira pelo Detroit Pistons em 1960. Na liga norte-americana de basquete, teve médias de 8,4 pontos, 6,4 rebotes e 1,4 assistências nas 560 partidas que disputou.
Leia mais:
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Posteriormente, foi treinador do Detroit Pistons em 1971 e 1972. Em 2003, Lloyd entrou para o Naismith Memorial Basketball Hall of Fame pelas suas contribuições para o esporte.