A atleta Lais Souza deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Jackson Memorial, da Universidade de Miami (EUA), nesta quinta-feira. Internada no local desde o dia 5 de fevereiro, ela foi transferida para a Unidade Semi Intensiva do hospital.
A ex-ginasta e atual esquiadora teve uma evolução de seu quadro clínico e, por isso, foi possível a saída da UTI. Ela respira sem a necessidade de ventilação mecânica e seu quadro é estável.
- A primeira grande vitória é conseguir respirar sozinha. Lais ainda tem uma traqueostomia conectada a oxigênio, mas está conseguindo respirar sem se cansar. Nessa nova etapa do tratamento, vamos dar ênfase à manutenção dessa capacidade e à recuperação da parte hemodinâmica. Ela tem uma pequena válvula acoplada à traqueostomia, que permite a ela falar normalmente. A Lais surpreende e emociona a toda a equipe de saúde diariamente, com sua determinação e pensamento positivo. Lais é a paciente mais forte que eu já tratei - afirmou o médico do Time Brasil e da Universidade de Miami, Antonio Marrtos Jr.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Ainda não existe a previsão de alta. Lais vai permanecer internada até encontrar condições de retornar ao Brasil sem correr riscos.
A atleta se recupera de uma grave lesão na coluna cervical, ocorrida no dia 27 de janeiro quando esquiava livremente em Park City, em Utah (EUA). A brasileira se preparava para disputar a prova do esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi (RUS).