Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Fórmula 1

Rosberg vence e se aproxima de Hamilton; Massa sobe ao pódio pela 1ª vez em 2015

Agência Estado
21 jun 2015 às 16:10

Compartilhar notícia

- Divulgação/Mercedes
Publicidade
Publicidade

Nico Rosberg venceu o GP da Áustria de Fórmula 1, manteve a hegemonia da Mercedes na temporada 2015 e diminuiu a diferença para seu companheiro Lewis Hamilton no Mundial de Pilotos. Mas quem roubou a atenção neste domingo (21) foi o brasileiro Felipe Massa, que fez uma prova praticamente perfeita, suportou os ataques de Sebastian Vettel e terminou na terceira colocação.

Foi o 40.º pódio de Massa nestes 13 anos de carreira na Fórmula 1, mas somente o primeiro em 2015. A última vez que o brasileiro havia terminado uma prova entre os três primeiros tinha sido na última etapa do ano passado, em Abu Dabi. Foi também o segundo pódio consecutivo da Williams, que havia visto Valtteri Bottas ser o terceiro no GP do Canadá.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se o resultado deste domingo foi bom para Massa, recolocou Nico Rosberg de vez na briga pelo título do Mundial de Pilotos. O alemão segue na segunda colocação, mas diminuiu a diferença em relação a seu companheiro Lewis Hamilton para dez pontos, já que agora tem 159 contra 169 do inglês.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez

Imagem de destaque
Com 500 pontos

Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana


A terceira colocação segue nas mãos de Sebastian Vettel, quarto colocado neste domingo, com 120, enquanto Felipe Massa é o sexto, com 62. Felipe Nasr chegou a figurar na zona de pontuação na prova, mas não conseguiu manter a posição, terminou em 11.º e agora é o 11.º também na tabela, com 16 pontos.

Publicidade


É desta forma, bem mais embolado mas com a certeza de que o título ficará com um dos pilotos da Mercedes, que o Mundial vai para sua próxima parada, daqui duas semanas, no dia 5 de julho, no GP da Inglaterra, no tradicional Circuito de Silverstone.


A PROVA - A corrida deste domingo foi praticamente definida na largada. Isso porque o pole position Lewis Hamilton não conseguiu manter a primeira colocação, foi ultrapassado por Nico Rosberg e o alemão aproveitou os poucos pontos de ultrapassagem no Circuito de Spielberg para manter a posição até o final.

Publicidade


A largada também acabou com a prova de dois veteranos que estão longe do melhor momento na categoria. Kimi Raikkonen, da Ferrari, perdeu o controle do carro de forma inexplicável e foi para cima de Fernando Alonso, da McLaren. Eles se chocaram e o espanhol levou a pior, chegando a ficar pendurado no guardrail. Nada mais grave, mas o suficiente para tirar ambos da corrida.


Pouco depois, Jenson Button também abandonou com problemas no carro, confirmando o péssimo momento e fim de semana da McLaren. Vale lembrar que tanto Button quanto Alonso largaram na última fileira neste domingo depois de terem sido punidos com a perda de 25 posições no grid no último sábado.

Publicidade


A prova seguiu sem grandes emoções e dava a impressão de que poderia ser decidida nas paradas nos boxes. Massa mantinha a quarta colocação sem maiores dificuldades, enquanto Nasr alternava entre nono, décimo e 11.º. O brasileiro da Sauber chegou a ocupar a décima colocação por bastante tempo, mas não resistiu aos ataques de Daniel Ricciardo, que se mostrava bem mais veloz com sua Red Bull, e teve que se contentar com o 11.º lugar.


E foi justamente nos boxes que a chance de Lewis Hamilton ultrapassar Nico Rosberg foi por água abaixo. O inglês cometeu erro infantil na saída do pit stop, cruzou a linha amarela e foi punido com cinco segundo nos boxes. Como a Mercedes tinha programado somente uma parada, o tempo foi adicionado a seu resultado final. De qualquer forma, era o suficiente para impedi-lo de perseguir seu companheiro de equipe.

Publicidade


Quem também foi prejudicado com um erro nos boxes foi Sebastian Vettel, mas a falha foi de sua equipe, a Ferrari, e não dele. Com um pit stop muito mais longo que o esperado, o alemão voltou atrás de Felipe Massa, na quarta colocação. Melhor para o brasileiro, que sustentou a posição apesar da intensa pressão do rival nas últimas voltas e pôde celebrar o retorno ao pódio.


Confira a classificação final do GP da Áustria:

Publicidade


1.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - em 1h30min16s930
2.º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 8s8 (mais 5s de punição)
3.º - Felipe Massa (BRA/Williams) - a 17s5
4.º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - a 18s1
5.º - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 53s6
6.º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India) - a 64s
7.º - Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - a 1 volta
8.º - Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - a 1 volta
9.º - Sergio Pérez (MEX/Force India) - a 1 volta
10.º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - a 1 volta
11.º - Felipe Nasr (BRA/Sauber) - a 1 volta
12.º - Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - a 1 volta
13.º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - a 1 volta
14.º - Roberto Merhi (ESP/Marussia) - a 1 volta


Não completaram:

Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Jenson Button (ING/McLaren)
Will Stevens (ING/Marussia)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade