A Vicar Promoções Desportivas alterou o treino classificatório da temporada 2017 da Stock Car que será disputado em três etapas: Q1, Q2 e Q3. No Q1 todos os pilotos entram na pista, mas divididos em dois grupos. O primeiro grupo será formado pelos competidores que ocupam posições ímpares na tabela de classificação. No segundo apenas os que ocupam posições pares. Para a primeira etapa será levada em conta a ordem de classificação final da temporada 2016. A sessão terá duração de oito minutos.
Os 15 melhores tempos na primeira atividade avançam para o Q2, que também terá duração de oito minutos e terá todos os pilotos na pista ao mesmo tempo.Os seis melhores classificados no Q2 avançam para a sessão final. No Q3 os pilotos terão apenas uma volta lançada e entrarão na pista sozinhos, começando pelo sexto melhor tempo do Q2, até o primeiro. Na classificação não será permitido reabastecimento nem troca de pneus.
PONTUAÇÃO – A temporada 2017 terá 22 corridas, uma a mais em relação ao ano passado. Todas a provas serão em formato de rodada dupla, exceto a Corrida do Milhão e a Grande Final. Nas rodadas duplas a Corrida 1 segue com a mesma pontuação do ano passado, sendo 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo, 23 para o terceiro, 21 para o quarto, 19 para o quinto, 17 para o sexto, 15 para o sétimo, 13 para o oitavo, 12 para o nono, 11 para o décimo e assim reduzindo um ponto até o 15, que soma seis.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Já a Corrida 2 passa a valer 20 pontos, cinco a mais que no ano passado. A segunda posição valerá 18, a terceira 16, a quarta 14, a quinta 12, a sexta 10, a sétima 8, a oitava 7, reduzindo sempre um ponto, até a 14a posição.Na Grande Final a pontuação será a mesma da primeira corrida das rodadas duplas, mas com valor dobrado. Já a Corrida do Milhão terá uma pontuação diferenciada. A vitória segue valendo 30 pontos, mas a segunda posição passa a valer 25, com a terceira valendo 22 e a quarta 20. A quinta posição valerá 19, a sexta 18, assim sucessivamente até o 15º.
CALENDÁRIO – Após um hiato de 10 anos, a Stock Car voltará a correr em Buenos Aires. A capital Argentina foi incluída como palco da nona etapa, dia 1º de outubro, e correrá ao lado da Super TC2000 em uma de suas provas mais importantes, os 200 Km de Buenos Aires. A data anteriormente prevista para a rodada dupla argentina - 11 de junho - será ocupada por Cascavel. O Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, deixa o calendário, e as corridas de 26 de novembro serão disputadas em Tarumã.
A Stock Car já disputou três provas no autódromo Oscar y Juan Galvez, em 2005, 06 e 07. Três vencedores diferentes, e campeões, comemoraram vitória em terras portenhas. O primeiro deles foi Giuliano Losacco, que venceu em 2005 e terminou o ano como bicampeão da categoria. Sinônimo de Stock Car, o 12 vezes campeão Ingo Hoffman foi o vencedor da prova em 2006 e Cacá Bueno triunfou em 2007, ano em que também terminou como bicampeão.
Calendário 2017:
1ª Etapa: 02/04 - Goiânia
2ª Etapa: 23/04 - Velopark
3ª Etapa: 21/05 - Santa Cruz do Sul
4ª Etapa: 11/06 - Cascavel
5ª Etapa: 09/07 - Londrina
6ª Etapa: 23/07 - Curvelo
7ª Etapa: 06/08 - Velo Citta
8ª Etapa: 10/09 - Corrida do Milhão
9ª Etapa: 01/10 - Buenos Aires (Argentina)
10ª Etapa: 22/10 - Curitiba
11ª Etapa: 26/11 - Tarumã
12ª Etapa: 10/12 – Interlagos