Comparada a competições de nível internacional pelo presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, a 17.ª edição da Superliga masculina de vôlei foi lançada nesta terça-feira, em São Paulo, com a promessa de muito equilíbrio entre os participantes.
Durante a apresentação, o ministro do Esporte Orlando Silva não escondeu suas expectativas para o torneio que começa no dia 6 de novembro. "Desejo uma ótima Superliga, a melhor de todos os tempos, pelo nível técnico de todas as equipes e dos jogadores", disse.
O entusiasmo é grande também para os jogadores tricampeões mundiais pela seleção brasileira. Giba se diz mais estimulado a vestir a camisa do Sky/Pinheiros com a volta de grandes jogadores - como Rodrigo Vissotto - aos times do Brasil.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
"Ano passado já deu para ver mais equilíbrio, esse ano mais ainda. Isso é bom para os times porque a gente não pode perder nem para o 12.º colocado", avaliou.
O levantador Marlon também acredita que o alto nível dos atletas deixa a Superliga imprevisível. "Acredito que é o campeonato mais forte do mundo. A renovação dos clubes tem fortalecido o equilíbrio entre as equipes. O Minas está muito motivado, todos estão muito empolgados", afirmou.
A temporada 2010/2011 terá início com o jogo entre o Soya/Blumenau/Martiplus (SC) e o Volta Redonda (RJ), às 19 horas, no Olympico Club, em Belo Horizonte, em 6 de novembro. Ainda no primeiro dia, o BMG/Montes Claros (MG) receberá o Santo André/Spread (SP), no Ginásio Tancredo Neves, às 19h30.
O atual campeão Cimed, que acumula quatro títulos nos últimos anos, fará sua estréia contra o Fátima/Medquímica/Sogipa no dia 8 de novembro, às 18h30, no Ginásio Capoeirão.
Assim como no último ano, as equipes jogarão em sistema de turno e returno na fase classificatória. Os oito times mais bem classificados passarão para as quartas-de-final, que serão disputadas em série melhor de três partidas. O mesmo sistema será usado nas semifinais. A final será disputada em jogo único, em abril, no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG).
Mais enxuta, a atual temporada passou a ter 15 equipes, duas a menos que na última edição.
Confira os times inscritos na competição:
BMG/São Bernardo, Medley/Campinas, Pinheiros/Sky, Santo André, São Caetano/Tamoyo, Sesi-SP e Vôlei Futuro (São Paulo); Soya/Blumenau e Cimed (Santa Catarina); BMG/Montes Claros, Sada Cruzeiro Vôlei e Vivo/Minas (Minas Gerais); Fátima/Medquímica/Sogipa (Rio Grande do Sul); Londrina/Sercomtel (Paraná); e Volta Redonda (Rio).