Por meio de nota em seu perfil oficial no Facebook, o Torneio Touchdown – liga nacional de Futebol Americano – informou o cancelamento da competição nesta temporada. "O Touchdown e os times não chegaram ao um consenso de como deveria funcionar o campeonato em 2016 e por causa disto decidimos que a Touchdown não irá mais organizar campeonato algum em 2016", diz o texto na rede social. Um dos organizadores da competição é Luís Cláudio da Silva, filho mais novo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Em entrevista ao jornal 'Folha de S. Paulo', o empresário enfatizou que o cancelamento não é por conta do fato de ser um dos alvos da Operação Zelotes, da Polícia Federal. "Não tem nada a ver com isso [investigações]. Isso eu te garanto. Até porque primeiro eu precisaria ser acusado de alguma coisa para ter que me preocupar com a alguma defesa. Isso não existe", afirmou Luís Cláudio que comentou sobre a saída de alguns patrocinadores da competição. "Não é só o futebol americano que está assim. A crise está aí em todo lugar. Não tem nada a ver com qualquer outra coisa", declarou.
Após a confirmação do cancelamento do torneio, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Guto Sousa, explicou que caso haja um interesse dos times em participar dos certames chancelados pela entidade, eles serão bem-vindos, desde que não prejudiquem os atuais filiados – tanto os times que disputam a Liga Nacional (2ª divisão), assim como a Superliga Nacional (1ª Divisão).
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
O Torneio Touchdown abrigava 16 equipes sendo duas de Curitiba - o Brown Spiders e o Paraná HP. (Com informações do site Futebol Americano Brasil).