Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Luto!

Único a ser campeão na F-1 e na elite das motos, John Surtees morre aos 83 anos

Agência Estado
10 mar 2017 às 15:25

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Único piloto da história a sagrar-se campeão nos Mundiais de Fórmula 1 e da elite da motovelocidade, o lendário John Surtees morreu aos 83 anos nesta sexta-feira. A confirmação veio por meio de um informe divulgado por sua família.

"É com profunda tristeza que informamos a morte de nosso marido e pai, John Surtees", informa o comunicado. "Nós estamos em luto por uma perda incrível como esta, de um homem gentil e amável, bem como celebramos sua vida incrível. Ele foi um exemplo de alguém que sempre se doou ao máximo e que continuou lutando até o fim."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Surtees foi internado em fevereiro no hospital St. Georges, em Londres, com um problema respiratório. E, depois de permanecer algumas semana na UTI, ele morreu "tranquilamente" nesta sexta-feira, segundo acrescentou o comunicado. "John era um marido adorável, pai, irmão e amigo. Ele também foi um dos grandes do esporte a motor."

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Em seu início de carreira na motovelocidade, Surtees teve um desempenho espantoso: conquistou quatro títulos, entre 1956 e 1960, pela MV Agusta. Já em 1960, ele recebeu convite da Lotus e se transferiu para a Fórmula 1.

Publicidade


Em 1963, por sua vez, Surtees mudou para a Ferrari e lá conquistou o campeonato de 1964, ano em que disputou o título com Graham Hill e Jim Clark. Venceu, ainda, seis corridas em seus 12 anos na categoria e lançou a sua própria equipe, a Surtees Racing, que permaneceu na ativa entre 1970 e 1978. Um dos pilotos da escuderia foi o brasileiro Carlos Pace.


Se o automobilismo trouxe parte de suas glórias, foi ele também que ocasionou a pior tragédia de sua vida: em 2009, seu filho morreu após sofrer um acidente durante uma etapa da Fórmula 2. Henry Surtees tinha apenas 18 anos.

Após a morte do filho, Surtees e sua família lançaram a Fundação Henry Surtees, que tem como objetivo auxiliar pessoas com danos cerebrais ou físicos. Ele deixa sua esposa, Jane, e suas filhas Leonora e Edwina.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade