Com uma carreira internacional bem-sucedida, a violinista Vanessa-Mae irá se afastar da música por um ano para realizar um sonho. Aos 34 anos, ela está se preparando para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, em fevereiro de 2014.
A intenção de Mae é representar a Tailândia na Olimpíada russa. Para isso, ela pretende participar de pelo menos cinco competições internacionais, e assim se qualificar para as provas de slalom gigante e, possivelmente, slalom.
- As pessoas se surpreendem quando me veem esquiando - uma violinista clássica, oriental, que passou a vida toda na cidade - disse Vanessa-Mae à agência Reuters.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Cidadã britânica, Vanessa-Mae nasceu em Cingapura, filha de mãe chinesa e pai tailandês. Como os pais se separaram muito cedo, ela se mudou para a Inglaterra quando a mãe se casou com um britânico.
- Quero representar a Tailândia porque tem uma parte de mim que eu nunca celebrei - ser tailandesa. Meu pai, como a maioria dos tailandeses, nunca esquiou, mas ele está muito animado com meu sonho, assim como o Comitê Olímpico Tailandês - ressaltou a violinista, que possui passaporte do país natal do pai.
Caso ela se classifique para Sochi-2014, será apenas a segunda representante tailandesa a competir em Jogos Olímpicos de Inverno. O primeiro foi Prawat Nagvajara, um acadêmico que disputou as provas de esqui cross-country em Salt Lake City-2002 e Turin-2006.
Apesar de ter começado a carreira musical com apenas dez anos, Vanessa-Mae esquia desde os quatro. Ela, no entanto, decidiu dar prioridade à música clássica, na qual percorreu uma trajetória de sucesso. Ela ficou conhecida por um estilo que mistura o clássico com o pop.
Um de seus primeiros álbuns, "The Violin Player", de 1995, ficou em 11º lugar nas paradas britânicas. Desde então, ela não parou de fazer shows pelo mundo. Seu último CD, "Choreography", é de 2004.
- Quando se trata de música, eu sou perfeccionista, mas no esqui eu naõ tenho ilusões sobre subir no pódio ou estar entre as 100 melhores do mundo. Claro que há o risco de quebrar alguma coisa competindo, mas a vida é curta e você tem que tentar. Apenas conseguir me classificar para a Olimpíada fazendo meu hobby seria um sonho realizado para mim - revelou Mae.
A carreira esportiva, no entanto, não deve durar muito. Ela espera retornar à música assim que os Jogos de Sochi terminarem.
- É hora de lançar um novo álbum, mas isso me dará uma nova perspectiva. Viver meu sonho de ser uma esquiadora é ótimo, mas o melhor trabalho do mundo é estar no palco, fazer música - admitiu a violinista.