Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Premiado

Melhor chef do mundo cozinhará de graça nos Jogos do Rio

Agência Ansa
02 ago 2016 às 21:11
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além dos atletas mais potentes da atualidade, o Rio de Janeiro receberá durante os Jogos Olímpicos a visita do premiado chef italiano Massimo Bottura, da Osteria Francescana, eleito o melhor restaurante do mundo de 2016.

Bottura, de 53 anos, cozinhará pasta de graça para pessoas de baixa renda a partir do dia 9 de agosto, na Lapa, como parte do projeto social "Refetto Rio Gastromotiva". Além de oferecer alimentação gratuita, o projeto tem o objetivo de construir um sentimento de dignidade em volta da mesa de refeição e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Chefs de várias partes do mundo serão convidados a assumir o fogão do restaurante coletivo, como Andoni Luis Aduriz, Andrea Berton, Mauro Colagreco, Alain Ducasse, Carlos Garcia, Rodolfo Guzman, Leonor Espinosa, Francis Mallmann, Virgilio Martinez e Pia Leon, Davide Oldani, Elena Reygadas, Joan Roca, Kamilla Seidler, Mitsuharu Tsumura estão no time dos que cozinharão no restaurante coletivo durante todos os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Dos que atuam no Brasil, foram chamados para a iniciativa Alex Atala, Felipe Bronze, Manu Buffara, Thiago e Felipe Castanho, Teresa Corçao, Rafa Costa e Silva, Alberto Landgraf, André Mifano, Rodrigo Oliveira, Helena Rizzo, Roberta Sudbrack, Thomas e Claude Troisgros. "Refetto", em italiano, deriva do latim, "reficere", que significa "refazer", "restaurar".

Publicidade


No Rio de Janeiro, a iniciativa pretende chamar a atenção para o problema do desperdício alimentar e para recuperar, com a gastronomia, a dignidade humana. O restaurante coletivo ficará aberto na Rua da Lapa, 108, e terá decoração do artista Vik Muniz e do designer Maneco Quinderé. O projeto foi criado pela ONG "Food for Soul", idealizada por Bottura para lutar contra o desperdício e pela inclusão social.


Durante a Expo Milão de 2015, o chef italiano organizou o "Refettorio Ambrosiano", uma cantina para pessoas de baixa renda dentro de um teatro abandonado que recebeu mais de 60 chefs internacionais. O local ainda funciona e atende ao público sob gestão da Caritas.

Publicidade


A iniciativa no Rio de Janeiro também conta com o apoio da ONG "Gastromotiva", do chef brasileiro David Hertz, que atua na promoção da integração social através da culinária e da transformação dos alimentos. Em 8 de julho, o "Refetto Rio Gastromotiva" foi apresentado à Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), dirigida pelo brasileiro José Graziano da Silva.


"Ter sucesso hoje em dia significa usar o ingrediente da cultura, porque cultura é o conhecimento, e o conhecimento abre a consciência e cria responsabilidade", disse Bottura, que tem apenas 230 mil seguidores no Instagram e uma participação ativa na comunidade de Modena.

Em 2012, com o terremoto que devastou a região da Emilia Romagna, Bottura ajudou a associação de produtores de queijo da cidade a vender milhares parmesões que tinham sido danificados. Como? Criando um risoto cuja receita de parmesão rodou o mundo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade