Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Proposta diferenciada

O prazer da boa mesa aliado à alimentação saudável

Célia Polesel - Folha de Londrina
20 out 2009 às 11:36
- Eduardo Anizelli/FL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Alimentação saudável é uma das exigências da vida moderna, mas a falta de tempo leva as pessoas a optarem por pratos rápidos e muitas vezes gordurosos. As dietas também acabam enjoando porque é difícil saber combinar os alimentos para manter a saúde e o sabor dos pratos.


O chef Alexandre Gimenes ensina que as carnes de javali e avestruz são mais saudáveis porque possuem um teor de gordura menor

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proposta da nutricionista Kátia Tookuni é ensinar os londrinenses a preparar pratos saudáveis sem deixar de lado o prazer de comer. Por isso, o Atelier de Gastronomia e Nutrição K.Tookuni quer conciliar a nutrição com a gastronomia.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Segundo ela, na nutrição o profissional indica o que o paciente pode e deve comer, mas nem sempre ele saberá como combinar esses ingredientes para que ''comer bem'' não se torne um sacrifício. ''Uma alimentação saudável não é para ser feita por um tempo determinado e, sim, para o resto da vida'', diz Kátia.

Publicidade


Uma das dicas da nutricionista é trocar as carnes fritas pelas assadas. ''O forno é um grande aliado, mas é preciso experimentar. As carnes assadas acompanhadas por molhos de ervas, especiarias e vinhos são ótimas.'' Para Kátia, a alimentação deve ser prazerosa. ''É preciso associar comida boa com saudável. Com pratos saudáveis e gostosos é possível fazer uma mudança de estilo de vida.''


O chef Alexandre Gimenes ensina que as carnes de javali e avestruz são mais saudáveis porque possuem um teor de gordura menor. ''As pessoas as vezes não consomem porque não sabem como prepará-las. No caso de avestruz, por exemplo, pode-se utilizar todas as receitas feitas com filé mignon.''

Publicidade


Na receita preparada com javali a carne fica suculenta e macia. O purê de feijão branco, que ajuda a reduzir o colesterol, pode acompanhar também carnes de boi e porco. A salada de cogumelos frescos, ricos em ácido fólico, traz uma suavidade ao prato. O molho de vinho do Porto é mais saudável porque não leva manteiga em seu preparo e a geleia de blueberry dá um toque exótico.


Alexandre e Kátia ensinam que muitas vezes trocando ou diminuindo a quantidade dos ingredientes o prato torna-se mais saudável e saboroso. Por exemplo, ao utilizar mais ervas e especiarias é possível diminuir a quantidade de sal. Molhos à base de frutas frescas e castanhas agregam sabor aos pratos. A batata, a mandioca, o inhame, o cará, a ervilha, por exemplo, são fontes de carboidrato e podem ser preparados em forma de purês, cozidos, saladas, sopas. Experimentar diferentes combinações deve ser um hábito.

Publicidade


Eduardo Anizelli/FL
Eduardo Anizelli/FL

Lombo de javali com molho de vinho do Porto, purê de feijão branco e salada de cogumelos frescos: receita gostosa, bonita e nutritiva


Lombo de Javali


Ingredientes

Publicidade


● 1 lombo de javali (250 gramas)


Para marinar

Publicidade


● Vinho branco seco
● 2 dentes de alho amassados
● 1 galho de alecrim fresco
● Sal e pimenta do reino a gosto


*Deixar marinar por no mínimo duas horas

Publicidade


Modo de fazer


● Em uma panela com azeite de oliva selar a carne, levar ao forno (200 graus) de 25 a 30 minutos


Purê de Feijão Branco


Ingredientes


● 200 gramas de feijão branco
● 1 cebola pequena
● 3 dentes de alho
● 1 folha de louro
● Azeite de oliva
● Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de fazer


Deixar o feijão de molho por no mínimo uma hora. Cozinhar com água, louro e um dente de alho amassado até ficar macio. Em uma frigideira fritar em azeite a cebola e os alhos bem picados, acrescente o feijão sem caldo e refogue. Tempere com o sal e a pimenta; bata o feijão até que fique na consistência de purê, se for preciso acrescente a água do cozimento. Passe por uma peneira e para finalizar acrescente azeite.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade