Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hiper estimulação mental

Brincadeiras com luz laser pode ser prejudicial pra cães e gatos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 mai 2023 às 17:22
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diariamente, grandes lojas populares, brasileiras e internacionais, disponibilizam produtos com preços atrativos, inclusive voltados ao mercado pet. Um deles, bastante procurado por donos de cães e gatos, é a luz laser, usada com frequência para brincadeiras nas horas de lazer.


Desavisados, muitos desses tutores adquirem este tipo de objeto com a intenção de estar fazendo um bom negócio, pois acreditam que possam trazer bem-estar e entretenimento aos animais de forma simples e econômica. Porém, embora pareçam inofensivas, as luzes dos lasers podem trazer sérias consequências aos bichinhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Imagem
Cão mais velho do mundo comemora aniversário de 31 anos com festança
Comemoração de aniversário contou com um cardápio cheio de peixes e pratos tradicionais portugueses -inclusive para o cão, que come comida humana desde filhote.


Camilli Chamone, geneticista, consultora em bem-estar e comportamento canino e criadora da metodologia neuro compatível de educação para cães no Brasil, explica que o hiperfoco gerado pela inalcançável caça ao ponto de luz desencadeia um quadro de enorme hiper estimulação mental, com a liberação dos "hormônios do estresse" – em especial, a noradrenalina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Resgates

Mais de 11 mil animais afetados pelas enchentes no RS foram resgatados

Imagem de destaque
Quase 2 meses depois

CMTU procura organização para prestar serviços de bem-estar animal em Londrina

Imagem de destaque
Hospital Veterinário de Ulbra

Cavalo Caramelo, resgatado em Canoas, pode ficar em fazenda de universidade

Imagem de destaque
Seis dias ilhado

Resgate de pitbull que estava em telhado no Rio Grande do Sul viraliza


"Esses 'hormônios do estresse' afetam o estado de vigília dos cachorros e, consequentemente, aumentam a ansiedade, que pode se manifestar sob a forma de latidos, lambedura ou monta compulsivos; corridas malucas pela casa; dificuldade de dormir à noite; e ação de comer o próprio cocô, chamada de coprofagia", alerta a geneticista.

Publicidade


Imagem
Londrina: Nova lei proíbe que animais fiquem acorrentados ou presos
A lei municipal n° 13.581, que proíbe que animais fiquem presos em correntes ou similares em Londrina, foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati


Não raro, cães (e gatos, também) acabam desenvolvendo o comportamento de perseguir obsessivamente qualquer ponto de luz, quando expostos recorrentemente a esse tipo de brincadeira. "Para evitar o desenvolvimento desse quadro de ansiedade, o ideal é não usar laser para interagir com seu cão ou gato", simplifica.

Publicidade

Assim, se o intuito for trazer bem-estar para o seu animalzinho, opte por manter uma vida equilibrada por meio de quatro pilares: gerenciamento das emoções, alimentação de qualidade, sono satisfatório e rotina de exercícios físicos.

"Para enriquecer o dia a dia com atividades, foque em passeios em contato com a natureza, brinquedos que estimulem o olfato, com petiscos dentro deles, ou um grande osso para roer. Esses são estímulos importantes e que deixarão o seu peludo longe da ansiedade causada por brinquedos completamente inadequados, como os lasers", finaliza.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade