Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimentação

Como entender os nutrientes no alimento do pet?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 mar 2022 às 15:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Assim como para os humanos, uma alimentação completa e balanceada faz toda a diferença também na vida dos cães e gatos. E os tutores buscam, cada dia mais, alimentos que promovam saúde, longevidade e bem-estar para o pet ao longo de toda a vida. Mas, afinal, como escolher o melhor alimento para nutrir de verdade o melhor amigo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O primeiro passo é “decifrar” cada um dos ingredientes que aparecem no rótulo do alimento. “Os tutores devem ficar atentos à composição do alimento, optando sempre que possível por produtos com nutrientes de alta qualidade e que atendam às especificidades do pet”, indica o médico-veterinário Flavio Silva, mestre em nutrição de cães e gatos e supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Publicidade

Flavio alerta que um alimento completo para cães e gatos deve garantir a quantidade adequada de proteínas, gorduras e carboidratos, e explica a função de cada um desses nutrientes no organismo do pet.

 

Publicidade

Principais nutrientes que devem ser observados no alimento pet

 

Publicidade

Proteínas


As proteínas fazem parte da estrutura do organismo, regulam o metabolismo e compõem o sistema imunológico. Para os cães, o ideal é que a proteína represente no mínimo 22% do alimento, enquanto para os gatos, no mínimo 33%. Animais em fase de crescimento ou de reprodução devem receber uma quantidade de proteína maior do que o recomendado para um desenvolvimento saudável. Um bom alimento é composto por diferentes fontes de proteína com alta digestibilidade, e a falta desse nutriente nos pets pode causar letargia, perda de massa muscular e diminuição da função dos órgãos.

Publicidade


Origem animal: farinha de vísceras de frango, ovo de desidratado, proteína isolada do suíno, proteína hidrolisada de frango, farinha de peru, farinha de salmão, atum, salmão, carne.


Origem vegetal: farelo de glúten de milho, glúten de trigo e proteína isolada de soja.

Publicidade

Gorduras

Publicidade


A gordura é fonte de energia e de ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6), compõe a membrana das células e dá sabor ao alimento. Cães e gatos apresentam alta capacidade para digerir e metabolizar esse nutriente, ou seja, o acúmulo de gordura ocorre somente quando a ingestão é maior do que a indicada. Para os gatos, o alimento deve ter um teor mínimo de 9% de gorduras e, para os cães, 5,5%. A deficiência do nutriente pode ocasionar alterações dermatológicas, distúrbios cognitivos e alterações reprodutivas.


Origem animal: óleo de peixe (ômega 3), gordura de frango (ômega 6) e banha suína.


Origem vegetal: óleo de soja, óleo de linhaça e óleo de borragem.

Carboidratos


O carboidrato é fonte primária de glicose, o que ajuda a providenciar energia para o pet e aumenta o tempo de saciedade. O carboidrato é um nutriente saudável desde que presente em quantidades moderadas e na proporção correta em uma dieta equilibrada com proteínas e gorduras. Nos alimentos para os pets, esse nutriente pode representar até 60% dos nutrientes.


Origem vegetal: quirera de arroz, milho integral moído, arroz integral, trigo integral moído, cevada, farinha de ervilha, trigo em grão.

Além disso, alimentos classificados como Super Premium e Premium Especial possuem também os chamados ingredientes funcionais, ou seja, nutrientes que quando consumidos produzem benefícios extras à saúde. Entre eles, destacam-se:


MOS, FOS, GOS: prebióticos que promovem maior equilíbrio e saúde intestinal e melhoram o aproveitamento dos alimentos.


Hexametafosfato de sódio: promove a saúde oral, reduzindo a formação de tártaro e prevenindo o mau hálito.


L-carnitina: facilita a queima de gordura pelos tecidos musculares.


Condroitina e glicosamina: fazem a manutenção da articulação, sendo matéria prima para a reparação e saúde articular.


Beta-glucano purificado: estimula o sistema de defesa e promove efeito anti-inflamatório nas articulações.


Gelatina hidrolisada: fonte de colágeno para as articulações.


BCAA: auxilia no ganho de massa muscular e diminui o dano muscular após exercícios.


Extrato de Yucca: reduz o odor das fezes.

Flavio Silva reforça que os alimentos de alta qualidade, oferecidos nas quantidades adequadas, proporcionam a cães e gatos uma nutrição ótima ao longo de toda a vida. “Tutores que têm o cuidado de oferecer um alimento super premium para seus pets, sem dúvida estão garantindo a eles uma vida mais longa, saudável e feliz”, finaliza.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade