Notícias

Dicas para deixar seu felino mais tranquilo

01 fev 2022 às 20:09

Assim como os seres humanos, os gatinhos também têm suas personalidades próprias e cada um lida de maneira diferente com o estresse da vida cotidiana. Enquanto alguns não se importam quando se deparam com lugares, pessoas ou situações novas, muitos outros ficam nervosos nessas situações.


Como são animais sensíveis e que apreciam uma boa rotina, qualquer mudança pequena pode deixar o felino preocupado ou inquieto. E esse nervosismo logo pode se tornar em algo mais grave, como alterações no intestino do animal.


Como sabemos que todo tutor gosta de proporcionar a melhor vida ao seu pet, trouxemos algumas dicas para ajudar seu gatinho a se sentir mais calmo e seguro. Confira!


1. Prestar atenção no animal


Quando você já está a bom tempo com seu felino, consegue entender muito sobre o seu comportamento. E esse é um passo importante para fazê-lo se sentir melhor. Ter conhecimento das situações que o estressam  ajuda a saber o que devemos evitar. Portanto, preste atenção no seu bichinho!


Existem tanto gatos que adoram passear de coleirinha, como aqueles que ficam muito mais tensos só de ver a porta abrindo. Saber do que seu animal gosta e fazer essas coisas também é muito importante.


2. Criar um refúgio para o felino


Todo mundo gosta de ter um local em que possa se refugiar quando algo está lhe incomodando. E, com os animais, isso não é diferente. Proporcionar um cantinho seguro no qual seu pet possa correr é essencial para deixá-lo mais calmo.


O refúgio ideal para um felino é um lugar em que ele possa se esconder e que tenha os acessórios que ele mais gosta: coberta, brinquedos, caminhas, caixa de papelão. Quanto mais pontos de esconderijo para o seu gato, mais seguro e confortável ele se sentirá.


3. Proporcionar tudo o que ele precisa


Propiciar um bom arranhador, água, comida boa e brinquedos ao pet é algo que qualquer tutor deve fazer. Todo gato precisa ter acesso facilmente aos itens essenciais e durante o tempo todo! Tome cuidado para que não existe uma barreira entre o animal e o que ele necessita, como uma porta fechada.


Quando o gatinho sabe que tem fácil alcance a tudo que precisa, fica mais tranquilo.


4. Garantir um ambiente calmo em casa


Da mesma forma que qualquer pessoa fica nervosa em espaços onde há muitas brigas e confusões, os animaizinhos também ficam. Falar de forma mais calma, moderar nos barulhos, brigar menos ajudam não só o felino, mas todos os moradores da casa.


5. Dar muito amor, carinho e atenção - mas só quando ele quiser!


Quem não gosta de receber um carinho? Os gatinhos adoram, mas só na hora que querem. Quando o animal começa a passar entre suas pernas, dar cabeçadinhas ou amassar pãozinho, é sinal de que está pedindo atenção. Mas nunca tente agradá-lo contra sua vontade, o felino gosta de ter controle sobre as coisas e pode ficar muito mais irritado quando forçado a algum carinho.


Receber carinho da forma e na hora que o pet deseja faz com que ele fique mais sossegado e até ronrone!


6. Compre petiscos e/ou catnip


Os gatos adoram petiscos! Só é preciso tomar cuidado para que não coma em excesso e tenha algum problema de saúde. 


Já a catnip - ou "erva de gato, como é chamada - deixa os felinos extremamente felizes! A erva libera um aroma, fazendo com que o animal fique mais animado, sociável e, depois de suas brincadeiras, muito mais relaxado. Para encontrá-la, basta ir em algum petshop da cidade.


*Sob supervisão de Fernanda Circhia

Continue lendo