Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Luta contra o tabaco

Número de fumantes cai em quase todo o mundo, diz relatório da OMS

Folhapress
17 jan 2024 às 11:20
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mais recente relatório sobre tabagismo da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado nesta terça-feira (16), revela que o número de adultos fumantes vem diminuindo em todo o mundo nas últimas décadas. 


Em 2022, um em cada cinco adultos consumiam tabaco, em comparação com um em cada três na virada do milênio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O documento destaca o Brasil entre os países com políticas bem-sucedidas de controle do tabaco, que resultou em queda relativa de 35% nos consumidores desde 2010. Na Holanda, a redução foi de quase 30%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Boletim semanal

Mais seis mortes por dengue são confirmadas em Londrina

Imagem de destaque
Com 102 mortes

Chikungunya tem maior letalidade que a dengue no Brasil

Imagem de destaque
Descobertas de anticorpos

Após morte do pai por Covid, cientista brasileira em Harvard busca novos antivirais

Imagem de destaque
Ampliação do acesso

Rio Grande do Sul vai receber 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda

Ao todo, 150 países reduziram com sucesso o tabagismo no período analisado. 

Publicidade


Por outro lado, ainda há 1,25 bilhão de usuários adultos no mundo, de acordo com o relatório.


A OMS reforça a importância de os países manterem políticas de restrição ao tabaco e combaterem interferências da indústria.

Publicidade


"Tivemos bons avanços nos últimos anos, mas não há tempo para complacência. Estou surpreso com o quão longe a indústria do tabaco irá para buscar lucro às custas de incontáveis vidas. Vemos que no momento em que um governante pensa ter vencido a luta contra o tabaco, a indústria aproveita a oportunidade para manipular políticas de saúde e vender seus produtos mortais", afirma o Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção de Saúde da OMS.


Atualmente, segundo a OMS, o sudeste asiático é a região com maior proporção de fumantes entre a população (26,5%), seguido de perto pela Europa (25,3%).

Publicidade


Imagem
Saiba quais procedimentos estéticos podem ser feitos durante o verão
Os tratamentos de pele não são proibidos no verão, mas há restrições.


Projeções indicam que até 2030, a Europa terá as maiores taxas de consumo de tabaco no mundo, superando 23%. O estudo mostra que o índice de tabagismo entre mulheres europeias é mais que o dobro da média mundial, com ritmo de redução abaixo da média global.


Embora haja uma tendência de queda global, o relatório destaca que o mundo não alcançará a meta de reduzir em 30% o consumo de tabaco entre 2010 e 2025. Apenas 56 países devem atingir esta meta, segundo a projeção - quatro a menos desde o último relatório da OMS, publicado em 2021.

Publicidade


Ainda segundo o relatório, a prevalência do uso de tabaco manteve-se estável desde em alguns países na comparação com 2010, enquanto outros registraram aumento: Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e República da Moldávia.


A OMS adverte que, apesar dos progressos, políticas para controle do tabaco ainda devem ser ampliadas, e diz que a interferência da indústria em políticas de saúde aumentou.


O relatório também ressalta a preocupação com o uso de tabaco e produtos de nicotina por adolescentes de 13 a 15 anos na maioria dos países.


Imagem
Médicos alertam para riscos de cirurgia de mudança da cor dos olhos
A mudança da cor dos olhos por meio de pigmentação feita em intervenção cirúrgica é procedimento de alto risco, com resultados irreversíveis, e deve ser realizado apenas sob estrita recomendação médica.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade