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Melhor alimento

Veja alimentos que ajudam estimular a produção de leite materno

Redação Bonde
01 out 2013 às 13:14
- Reprodução
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O leite materno é a mais importante fonte de nutrição de uma criança recém-nascida em seus primeiros meses. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até os seis meses o bebê deve se alimentar exclusivamente de leite materno. Depois disso, a dieta pode ser complementada com outros tipos de alimentos, como frutas, papinhas de legumes e sucos. 


No entanto, algumas mulheres podem produzir pouco leite. Trata-se de uma situação natural, principalmente nos primeiros dias do aleitamento, quando há apenas a produção do colostro. A boa notícia é que alguns alimentos ajudam a estimular a produção do leite materno e ainda manter seu bebê saudável.

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Mas esqueça as velhas receitas das vovós, que juravam de pés juntos que caldo de cana, cerveja preta e canjica eram os melhores alimentos para melhorar a produção de leite. Isso é apenas mito. O que faz um bom leite materno é o bebê sugar o peito de maneira correta e uma alimentação saudável.

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Alimentos nota 10

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  • Salmão
um prato de comida com salmão

Encabeçando a lista de alimentos fundamentais para estimular a produção de leite materno está o salmão, um peixe nutritivo e saboroso que deve estar incluído na dieta da nova mamãe. Os principais benefícios dele para a saúde são explicados pela alta concentração de proteínas e de ômega-3. Isso sem contar na concentração de vitaminas B3, B6 e B12. Durante a gravidez, o ômega-3 ajuda a desenvolver o sistema nervoso do bebê e também está presente no leite materno. Com mais ômega-3 no organismo feminino, a produção do leite materno é estimulada.


  • Iogurte
imagem de um pote com iorgute com morangos e cereais

Uma produção saudável de leite materno é estimulada pelo consumo de produtos derivados do leite. Entre eles, o mais saudável é o iogurte. Incluído no café da manhã, por exemplo, ele estimula a produção de leite materno graças à concentração de leite e cálcio em sua composição. Isso sem contar nas boas porções de vitaminas B e D e proteínas. Tente consumir de dois a três potes de iogurte por dia para manter o aleitamento saudável para o bebê.

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  • Legumes
imagem de legumes em uma bandeija

Boa fonte de vitaminas, os legumes diversos são fundamentais para estimular a produção de leite materno. Uma dieta balanceada em legumes ajuda a produzir vitaminas fundamentais para a vida saudável do bebê. Entre os principais legumes, está o tomate, um fruto rico em nutrientes e vitaminas. A vitamina A, também muito presente na cenoura, contribui para a melhora da imunidade do organismo. Já a vitamina C, também concentrada em vegetais, como o brócolis e a couve-flor, estimula a absorção do ferro, essencial para evitar a anemia.


  • Arroz integral
imagem de um prato com arroz integral

Uma alternativa para manter seus níveis de energia altos durante o aleitamento materno é a ingestão constante de arroz integral. Rico em fibras, o arroz marrom fornece os carboidratos necessários para aumentar a produção de leite e dar mais energia para o bebê. Outros benefícios do arroz integral é o controle do diabetes, melhor funcionamento do sistema digestivo e redução da gordura abdominal, uma preocupação constante das novas mamães. Tudo isso só é possível graças ao alto teor de fibras, minerais e complexo de vitaminas B do arroz integral.

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  • Ovos
imagem de ovos sobre a mesa

Ovos estão entre os alimentos mais nutritivos que existem graças à combinação de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais presentes neles. As proteínas presentes no ovo ajudam a incrementar a produção de leite materno, assim como os complexos vitamínicos. Entre elas, estão as vitaminas A, E e K, fundamentais para a prevenção de doenças. Além da boa concentração de vitamina D, responsável, entre outras coisas, pelo fortalecimento dos ossos. Opte por ovos cozidos ou mexidos, de preferência feitos sem óleo.


  • Folhas verdes

Uma dieta rica em folhas verdes faz com que o leite materno ganhe preciosas vitaminas para o bebê. A couve, por exemplo, é rica em vitaminas A, C e K. Os quatro tipos de folhas verdes disponíveis em qualquer época do ano são alface, agrião, brócolis e couve. Outro alimento importante nessa categoria é o espinafre, que possui altas concentrações de ferro e cálcio, além de ser responsável pela constituição de nossos músculos.

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  • Carne magra

A carne magra do boi é responsável por fornecer proteínas, energia e, principalmente, ferro. Esse nutriente é fundamental para aumentar a quantidade de hemoglobinas (pigmentos vermelhos do sangue) em nosso corpo. Elas são as responsáveis por transportar o oxigênio por todas as células do organismo. Durante o período de aleitamento, especialmente nos primeiros meses após o parto, os níveis de hemoglobina da mulher ficam naturalmente baixos. Esse quadro pode ser minimizado com o consumo de carne magra.


  • Cereais integrais
imagem de um pote de vidro com cereais sobre uma mesa

Especialmente durante o período de amamentação, vale a pena investir no consumo de cereais integrais. Para o bebê, os cereais são boas fontes de vitaminas do complexo B e de minerais, como magnésio, zinco e fósforo, que atuam no sistema imunológico, na prevenção de doenças e no fortalecimento do esqueleto.

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  • Laranja
imagem de um copo de laranja com uma laranja ao lado

A laranja é um dos alimentos mais ricos em vitamina C. Para efeito de comparação, uma laranja já fornece 100% da vitamina C necessária ao organismo por dia. Além disso, essa fruta apresenta nutrientes como cálcio, ferro e potássio, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A abundância de vitaminas faz com que a produção de leite materno seja estimulada consideravelmente. A laranja atua na prevenção de infecções diversas e faz com que a pele, os dentes e os ossos do bebê se desenvolvam de forma saudável.


  • Água

Durante o período de aleitamento materno, é comum que a mulher sofra de falta de energia e desidratação. Isso porque os hormônios que produzem o leite materno provocam perda de líquido. Por isso, é importante consumir muita água. O aconselhável para mulheres em fase de aleitamento é cerca de dois e meio a três litros por dia. Uma dica é tomar um copo de água na hora de amamentar. O consumo de outros líquidos, como café e álcool, são desaconselháveis durante esse período, pois as substâncias contidas nessas bebidas passam para o leite. No entanto, é possível tomar uma xícara de café por dia sem causar problemas para a criança.

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Não existe leite fraco

Outro mito que pode atrapalhar a amamentação é o de que o leite da mãe é fraco. Lembre-se: não existe leite fraco. Um leite seria fraco apenas em casos extremos de desnutrição da mãe, mas isso é muito difícil ocorrer. Toda mamãe produz o leite mais adequado para o seu filho.


A lenda do leite fraco pode ter sido criada pelo fato de o bebê sugar de forma incorreta o seio da mãe, fazendo um grande esforço e não retirando leite suficiente, o que o deixa ainda com fome. A sucção incorreta também pode fazer com que o leite desça em menor quantidade não sendo satisfatório para o bebê.


Outro motivo da menor descida do leite é a sucção incorreta do peito em conseqüência do uso de bico artificial como chupetas e mamadeiras que deixam a posição da língua diferente na hora da sucção do peito, fazendo com que a retirada do leite seja insuficiente.

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Se achar que seu filho não está amamentando bem, procure o auxilio do pediatra que poderá dizer se o bebê está bem ou não.


 O leite da mamãe é o melhor alimento para o bebê. Não deixe que outra mulher amamente seu filho, além de não ser o melhor para ele, muitas doenças como hepatite e AIDS são passadas para o bebê pelo leite materno. Clique aqui para saber mais sobre os riscos da amamentação cruzada.


 Amamentar não é tão fácil quanto parece, não tenha vergonha ou sinta-se frustrada se precisar pedir ajuda. (Fontes: e-How e Guia do Bebê)

Conteúdo atualizado dia 03 de Agosto de 2022

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