O laudo de Prevenção e Combate de Incêndio do estádio do Café, elaborado pelo Corpo de Bombeiros, foi renovado com restrições até 15 de novembro de 2015.
O documento limita a capacidade do estádio a 31 mil torcedores por falta de segurança. De acordo com o CB, o Café poderia receber 36.056 pessoas se todos os quesitos de segurança estivessem adequados.
O estádio comportaria 28.056 torcedores na arquibancada e mais 8 mil nas cadeiras cativas. Com este laudo restritivo não pode receber mais do que 25 mil na arquibancada e 6 mil na parte coberta.
O principal problema apontado pelo Corpo de Bombeiros é em relação as saídas de emergência. O Café possui apenas três, o que não permite um público maior do que o recomendado.
Segundo o CB, as portas e portões não abrem no sentido do fluxo e precisariam, no caso das situadas no setor das cativas, abrirem no sentido de fuga. "Os portões precisam ficar abertos durantes os eventos", determina o Corpo de Bombeiros no laudo. O estádio também não possui plano para situações de abandono/evacuação de torcedores.
Há deficiência também na sinalização das saídas de emergência. O laudo aponta que elas existem apenas nas extremidades das rotas de fuga na arquibancada e cativas e que precisariam ser instaladas também nos pontos intermediários das arquibancadas.
O documento é taxativo: "As saídas de emergência não atendem as normas em caso de lotação acima de 31 mil torcedores".
O Blog procurou a Fundação de Esportes de Londrina e o Corpo de Bombeiros, mas foi informado que o responsável pelos laudos do Café está em férias, assim como o responsável do Corpo de Bombeiros pela confecção do documento. As duas entidades informaram que nenhuma outra pessoa poderia comentar o assunto.