Melhor que a vantagem conquistada na primeira partida da final da série C para o jogo no Serra Dourada é o equilíbrio demonstrado pelo Londrina ao longo de toda a competição. A forma como o time vem jogando será fundamental para voltar campeão.
Claro que não dá para menosprezar o 1 a 0 do estádio do Café. Mas, o resultado se torna ainda mais importante pelo robustez, sobretudo defensiva, que o LEC mostrou ao longo das 23 partidas até aqui.
O Londrina tem uma forma de jogar e que tem sido muito eficiente, prova disso são somente as duas derrotas do time no campeonato. Apesar de ser um time, levando em conta apenas a idade do elenco, menos experiente que o Vila Nova, o Tubarão não se desespera, nem nos momentos adversos.
A consistência defensiva é o que trouxe o Londrina até aqui. É difícil imaginar que o time vá sofrer, por exemplo, dois gols. Até pela forma individual de alguns jogadores, como os zagueiros Silvio e Luizão, além do goleiro Vítor, que se transforma ainda mais em jogos decisivos.
A melhor defesa da série C - 14 gols sofridos e há sete jogos sem ser vazada - estará ainda mais reforçada com a volta do tanque Diogo Roque, uma segurança a mais no meio-campo.
Claro que apostar somente na defesa novamente pode ser insuficiente. Já que o Vila Nova é forte em casa e terá um estádio lotado ao seu favor. Claro que o time goiano tem condições de reverter a vantagem e ser campeão.
Mesmo tendo um ataque pouco eficiente - 25 gols e apenas dois nas últimas cinco partidas - o Londrina pode incomodar o Vila. Justamente pelo equilíbrio do time e pelo retrospecto fora de casa.
Nas 11 partidas como visitante foram cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Ou seja, somente se repetir os revezes diante do Brasil e do Guaratinguetá é que o alviceleste volta sem o título do Centro-Oeste.
Um gol no Serra Dourada liquida a disputa. Atacar os goianos será importante, mas acredito que a defesa vai garantir novamente. E assim como foi em todos os confrontos do mata mata desta série C, o equilíbrio deve prevalecer. A decisão tem cara de empate.
O Londrina está pronto, bem preparado, focado para voltar a ser campeão nacional depois de 35 anos. Que o pacto de Goiânia ressurja no sábado!