A derrota de 4 a 1 na final da série C do Brasileiro, neste sábado, no Serra Dourada, coroou o melhor time em campo e mostrou uma falta de maturidade do Londrina. O título foi merecido para a festa de mais de 40 mil torcedores colorados.
O jogo não poderia começar melhor para o Londrina com um gol logo aos quatro minutos. Falta cobrada por Rafael Gava e gol de cabeça de Bruno Batata, que voltou a marcar depois de seis jogos.
O título parecia perto, mas a comemoração durou só três minutos. Em um bate rebate na área, Ramires empatou. O estádio fervilhou e a virada veio aos 11. Nova falha da defesa alviceleste e gol de Moisés.
O Londrina sentiu a pressão, mas conseguiu equilibrar o jogo no restante da etapa inicial e chegou até a empatar com Silvio. Mas, o gol foi anulado acertadamente já que o zagueiro estava impedido.
O LEC voltou muito mal para o segundo tempo e foi encurralado. O gol que daria o título ao Vila saiu aos 11 minutos, através de Zotte. A aposta do técnico Márcio Fernandes deu certo e o camisa 11 fez um grande jogo.
Com o resultado a favor, o Vila não quis mais jogar. Valorizou toda bola e enervou demais o Londrina. O Tubarão foi para o tudo ou nada e esteve perto duas vezes do segundo gol, que lhe daria o título. Ambas com Zé Rafael.
Na primeira delas, o meia chutou da entrada da área e o goleiro Edson fez milagre ao defender em dois tempo. Na segunda, a bola, caprichosamente, explodiu no travessão e saiu.
Aí veio o desespero e o Londrina se descontrolou totalmente. Foram três expulsões infantis e de falta de maturidade: Rhuan, Patrick e Bruno Batata, este já depois do quarto gol, aos 49 minutos.
O goleiro Vitor foi para a área em um escanteio e no contra ataque, novamente Moisés, o melhor em campo, fez a festa completa da galera do Vila ao marcar com o gol aberto.
A prova de que o time sentiu demais o clima de decisão e a pressão foi a defesa, o melhor setor ao longo do campeonato, e que havia sofrido só 14 gols e não era vazado há sete partidas. Foram quatro gols em erros coletivos e individuais.
O Vila Nova teve uma noite de Londrina quando este venceu o Atlético por 4 a 1 no Paranaense de 2014. Título merecido e justo pelo time goiano e pela sua torcida.
Pior do que a derrota foi a forma como o Londrina terminou o jogo, com três expulsões e descontrolado. Mas, o vice-campeonato não tira os méritos deste grupo.
Que foi brilhante em muitos momentos, nunca faltou vontade, determinação e trabalho. O objetivo foi cumprido e o ano excelente. E que algumas lições tenham sido aprendidas visando a série B, muito mais difícil e competitiva que a C.
Por isso este time merece ser recebido com festa pela torcida alviceleste no retorno a Londrina. Não foi campeão, mas termina a temporada vitorioso.