O Londrina parece que ainda não se deu conta que foi campeão paranaense. O histórico título depois de 22 anos não tem sido utilizado pelo clube para aumentar suas receitas e estreitar o vínculo com o torcedor/consumidor.
Uma prova disso é que o programa sócio-torcedor, se é que se pode chamar assim, ainda engatinha. Há vários meses, o Lec foi incluído no programa - Movimento por um Futebol Melhor -, que agrega hoje 53 clubes e oferta descontos aos sócios torcedores em centenas de produtos espalhados por mais de mil estabelecimentos pelo país.
Hoje, o programa tem mais de 728 mil torcedores cadastrados e alguns clubes já utilizam muito bem essa opção. O consumidor se torna sócio-torcedor, ganha descontos e o seu clube do coração ganha com isso.
O Londrina ocupa a modestíssima 40ª posição, com apenas 302 torcedores. Após mais de três meses da conquista do título, não vi, sequer uma, campanha institucional do clube incentivando o torcedor e mostrando os benefícios de se tornar sócio-torcedor. Se há algum trabalho de visitas a empresários, comerciantes também desconheço.
O Londrina continua esperando o seu consumidor bater na porta em busca de produtos do clube. O Lec está desperdiçando a chance, talvez única, de transformar a sua apaixonada torcida em consumidora.
E o sócio-torcedor é apenas uma das alternativas para buscar recursos. Existem dezenas de opções...loja oficial, produtos credenciados, museu, material de divulgação, aplicativos, site, tv, rádio....e por aí vai.
O Londrina continua sendo profissional apenas dentro do campo. É uma pena.