As conquistas da era SM Sports no Londrina são incontáveis e a gestão do futebol é uma das responsáveis pelo renascimento do clube. Mas, tem um ponto que ainda incomoda. Se não todos, pelo menos o torcedor.
Desde que a empresa assumiu o futebol em 2011, o alviceleste nunca conseguiu vencer o trio de ferro em Curitiba. A última vitória do LEC na capital foi em 2009, ano em que o clube foi rebaixado no Paranaense, quando venceu o Paraná por 2 a 1, na Vila Capanema. O confronto ficou marcado pelo golaço do centroavante Ricardo Bueno.
Os confrontos contra Atlético, Coritiba e Paraná voltaram a acontecer a partir de 2012, quando o alviceleste retornou para a primeira divisão. No total, foram 11 partidas, com oito derrotas e três empates.
Neste período, o Londrina enfrentou o rubro-negro por cinco vezes. Foram tês derrotas e dois empates. Número igual aos confrontos com o Coxa: quatro derrotas e um empate. Com o Paraná houve apenas uma partida, que resultou em derrota para o alviceleste.
A expressão síndrome do Barigui foi utilizada na década de 1970 para expressar o descontentamento do londrinense com o time, que ficou um período grande sem vencer em Curitiba.
Como o parque Barigui fica na entrada da capital dava-se a impressão que ao passar pelo local o LEC já sentia a pressão e voltava para casa com mais uma derrota.
Sábado, o Tubarão encara o Paraná na Vila Capanema. Não há momento melhor para o Londrina acabar com este tabu e jogar por terra a síndrome do Barigui.