Claudio Tencati completou ontem 150 jogos no comando do Londrina. Mais expressiva que a marca é o tempo do treinador a frente do alviceleste: cinco temporadas. E com resultados significativos que o colocam entre os maiores treinadores da história do clube. O aproveitamento é de 60%.
Nenhum outro técnico está a tanto tempo a frente de um time no futebol brasileiro. Tencati soube superar os momentos de turbulência com trabalho, paciência e respaldo. Hoje é praticamente uma unanimidade na cidade.
Ninguém – jogadores, dirigentes, torcida e imprensa – dúvida da capacidade de trabalho do treinador. Sempre montou times organizados, que valorizam a posse de bola e o jogo coletivo.
Nos dois piores momentos – após o Paranaense de 2012 e a eliminação na série D em 2013 – o treinador soube absorver as críticas e crescer com elas. Com exceção do gestor, todos pediam a saída do treinador.
Tem como característica o bom relacionamento com os atletas e nutre com eles uma aliança de credibilidade baseada na meritocracia. É sob este tipo de confiança que se constrói equipes vencedoras. Tencati sabe disso e tem colhido os frutos.
Ninguém mais que o gestor Sérgio Malucelli bancou a permanência do treinador ao longo desses cinco anos. Tencati tem o perfil da empresa e a SM encontrou no treinador o profissional ideal para atingir os seus objetivos.
Tencati é vitorioso dentro de campo e expert na revelação de novos talentos, que para o gestor é fundamental. Casamento perfeito. Por isso nenhuma das partes têm muito interesse em acabar com ele.
E a união pode ficar inabalável com o acesso para a série B, que está batendo as portas. Sobre o futuro, Tencati entende que o futuro é agora e se chama série B.
Um dia vai sair do Londrina, certamente. Mas, porque é impossível acreditar que ele permaneça no clube durante toda a gestão da SM Sports? Contra o desgaste natural do dia a dia, existem as vitórias e as conquistas. E isso não tem faltado neste período.
Tencati vai sair do LEC o dia que quiser, na hora que lhe convier. Enquanto isso, parabéns pelas marcas e vida longa ao treinador alviceleste