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A caminhada pode ser feita em qualquer lugar, seja na rua ou academia, o importante é não ficar parado. - Reprodução
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Faça uma caminhada!

30 jul 2009 às 00:46
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Uma caminhada feita pelo menos três vezes na semana melhora o condicionamento físico e o tônus muscular das pernas e do quadril e ajuda no emagrecimento. Além disso, a caminhada regular diminui as chances de ter osteoporose, já que os exercícios físicos permitem que o cálcio se fixe melhor nos ossos e também diminui o risco de doenças cardíacas, diabetes e hipertensão.

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Não comece achando que pode caminhar longas distâncias porque você pode se cansar já no primeiro dia e desistir de praticar a atividade regularmente. Comece aos poucos: faça uns 20 minutos, por exemplo, nos primeiros dias ou nas primeiras semanas, e continue aumentando o tempo quando se sentir mais preparado. Se não aguentar os 20 minutos, faça um tempo menor, mas faça alguma coisa!

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Um bom conselho é variar o solo em que você caminha: caminhe também na grama e na areia porque isso irá fortalecer uma porção muscular maior aumentando a estabilidade.


Lembre-se: é importante usar um bom tênis, que seja confortável e com bom amortecimento. No mercado, há boas opções cujos preços variam entre R$ 100,00 e R$ 300,00. Use também roupas confortáveis e arejadas e beba água antes durante e depois da caminhada.

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Não esqueça: alongue seu corpo todo, mas principalmente pés e pernas antes da caminhada. Isso irá aumentar a flexibilidade e evitar lesões e aquelas conhecidas dores depois do exercício.


"Uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo". (Provérbio chinês).

Movimente-se!


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