Olá pessoal,
Estamos nos aproximando de mais um Dia dos Pais, uma data importante em nosso calendário, assim como o Dia das Mães, Natal e tantas outras. Mas ser pai é algo que deve ser vivido com sentimentos todos os dias. Então, para homenagear todos os pais, sejam os de coração ou que são como figuras paternas para alguém, eu conheci a história de vida de um exemplo de pai que, de repente, se viu viúvo com dois filhos pequenos.
Ele teve que reaprender o verdadeiro motivo de viver com seus filhos e sua família. Estou falando de Ton Kohler, isso mesmo, tive o prazer de conversar com ele e ouvir sua história. Hoje ele tem um canal no YouTube chamado "Papai em dobro", é palestrante e considerado um dos maiores influenciadores digitais no assunto junto com o Marcos Piangers, outro que admiro muito. Confiram como foi nosso bate papo sobre como foi contar para seus filhos, as emoções que viveram e como fizeram para superar tudo isso juntos.
"Bom, eu diria que inicialmente a maior dificuldade para as crianças foi receber a notícia e lidar com a morte da mamãe e os primeiros três meses foram muito difíceis, posteriormente, eu consegui juntar forças buscando dentro de minha própria casa, junto com minha família (meus filhos), toda a vontade de dar um novo significado na nossa história, construindo uma história bonita e feliz com eles.
A superação nesse momento foi baseada no amor pelas crianças, no crescimento saudável, na criação de um ambiente alegre, feliz, contente, muito propício para educação dos meus filhos e principalmente o crescimento emocional deles mesmo com a dificuldade de ter perdido a mamãe.
Para tentar esquecer a dor da perda, nós tentávamos diversas brincadeiras e eu sempre perguntando como elas estavam sentindo. Expliquei a eles o que eram alguns sentimentos através daquelas carinhas de felicidade, alegria, tristeza e raiva, para que eles pudessem expressar o que sentiam, com isso eu tentava suprir essas dores que eles estavam sentindo.
Meu filho Pedro que na época tinha apenas três anos foi o que mais sentiu a perda, mas por ele ser uma criança muito feliz e alegre em alguns meses depois estava tudo ok e dando risada tranquilamente, meio que já tinha superado e fala muito abertamente sobre a morte da mamãe, isso me deixa muito tranquilo, porque acredito que todo meu esforço valeu a pena.
Eu tentei ressignificar essa dor da perda da minha esposa que sim existe em mim e destinei o máximo do meu esforço na educação deles, na atenção, no entendimento sobre o que eles estavam precisando, na vontade de se preparar um prato, de dar um banho, de preparar o uniforme e ajudar na escola, e tudo isso para mim virou inspiração.
O que sempre me facilitou na vida foi "querer fazer tão bem quanto a mamãe faria” e transformar esse momento que poderia ser tão difícil em alegria, leve e descontraído. Desde então eu faço isso com eles e sou muito grato porque tenho conseguido transformar tudo isso em um projeto sobre paternidade, sobre masculinidade, significados, sobre amor, mas a principal transformação é na minha família que mesmo na dor encontrou no amor uma maneira de ser uma família feliz."
Espero que vocês tenham gostado e se emocionado assim como eu. Se quiserem conhecer mais sobre ele, acesse o canal no YouTube clicando aqui. Instagram ou Facebook
Marjorie Ostrowski - Meu Instagram @respira.mamae
Beijos e até a próxima postagem