Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Os desafios e oportunidades de ter filho adolescente

Marjorie Ostrowski
16 ago 2023 às 19:12
- Imagem de Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Oie,

Hoje estou aqui para falar um pouco da minha experiência de ser mãe de adolescente. Sempre sou questionada sobre os desafios e dificuldades, como eu não surtei ainda? Como dou conta de tudo? Vou contar um segredinho para vocês, eu não dou conta de tudo e acredito que isto não é possível para ninguém.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

 

Leia mais:

Imagem de destaque

Gratidão é uma habilidade que as crianças precisam praticar

Imagem de destaque

7 dicas de maquiagem para você arrasar no réveillon

Imagem de destaque

4 Londrinenses vão representar o Brasil no Panamericano 2023

Imagem de destaque

Espalhe boas energias, plante felicidade e colha gratidão

Eu estou passando por esta maternidade de adolescente pela primeira vez neste momento e confesso que aprendo cada dia um pouco mais com meus filhos pois, primeiro que para ser mãe não vem com manual de instruções, cada ser é único e ainda tenho mais dois pela frente que também vão passar por esta fase.

Publicidade


Aqui em casa por exemplo, o mais novo copia os gestos, comportamentos, postura e atitudes do irmão mais velho e acredito que na casa de quem tem mais de um filho isso também ocorra, então já vou deixar uma dica aqui para vocês, caprichem na educação dos seus filhos, principalmente na primeira infância que vai até os 6 anos aproximadamente. A partir desta idade o caráter e os valores já estão praticamente formados e assim o trabalho na adolescência será menor.

Mãe de adolescente

Publicidade

Ser mãe de adolescente é um desafio e uma oportunidade ao mesmo tempo. Um desafio porque os adolescentes estão em uma fase de mudanças físicas, emocionais, e sociais, que podem gerar conflitos, dúvidas e inseguranças. Uma oportunidade porque os adolescentes também estão em uma fase de descobertas, aprendizados e crescimento, que podem enriquecer a relação entre pais e filho.


Então, saber ouvir e manter uma relação aberta com seu filho(a) adolescente é fundamental para conseguir ajudá-lo(a) em suas descobertas, porque ser mãe de adolescente requer paciência, diálogo, respeito e amor.

Publicidade


Paciência para entender que os adolescentes precisam de espaço, tempo e autonomia para se desenvolverem. 

Diálogo para manter uma comunicação aberta, honesta e afetuosa, que permita expressar sentimentos, opiniões e expectativas. 

Publicidade

Respeito para aceitar as diferenças, os limites e as escolhas dos adolescentes, sem impor ou julgar. 

Amor para apoiar, incentivar e proteger os adolescentes, sem sufocar ou controlar. Ser mãe de adolescente é uma experiência única, que pode ser muito gratificante se vivida com equilíbrio, compreensão e confiança.


Pensando nestes pontos, eu vou recomendar a leitura do livro as 5 linguagens do amor por Gary Chapman, que também está disponível como audio book no Spotfy. Nele você vai entender um pouco mais sobre cada pessoa, como encher os potinhos de amor de cada um, eu tenho certeza que vai te ajudar na sua maternidade também.


Espero ter ajudado vocês com este artigo. Se quiserem fazer alguma pergunta é só me chamar lá no meu Instagram @respira.mamãe.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade