Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cultura

Abertura da Expo Japão leva dança e música ao Calçadão de Londrina

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
25 mai 2024 às 14:47
- Jéssica Sabbadini/Especial para a Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A manhã gelada deste sábado (25) deu às boas-vindas para a Expo Japão. A tradicional abertura tomou o Calçadão de Londrina com muitas cores, apresentações culturais e um gostinho de tudo o que os visitantes vão poder aproveitar durante os cinco dias de evento, que começa na próxima quarta-feira (29) e segue até o domingo (2).


Coordenador geral do evento, Luciano Matsumoto, 49, explica que o lançamento popular no Calçadão é realizado há mais de uma década como forma de antecipar algumas das atrações e convidar toda a população para participar do evento que ele garante que é para todo mundo. “O propósito da Expo Japão sempre foi a manutenção da cultura, das tradições e dos valores japoneses aqui no Brasil, principalmente na nossa região”, aponta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aguardando mais de 35 mil visitantes ao longo dos cinco dias de festa, a edição de 2024 vai fazer uma homenagem aos 90 anos de Londrina em uma exposição que vai reunir fotos antigas da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) e da cidade. É uma forma de resgatar memórias e um pouco da história que foi sendo construída em união. “A Acel está com a cidade de Londrina desde a sua fundação e a gente entende que os japoneses se adaptaram muito bem à sociedade aqui do Norte do Paraná e contribuíram também para o desenvolvimento da cidade”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em obras até agosto

Avenida Curitiba vai ganhar espaços públicos de lazer, na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
Foi encaminhado ao HU

Motociclista fica ferido após colidir com traseira de carro em Londrina

Imagem de destaque
No próximo sábado (22)

Festa do padroeiro na Paróquia São Luiz Gonzaga trás show sertanejo e sorteios de prêmios

Imagem de destaque
Importância para a economia

Maratona de inovação em Londrina busca soluções criativas para setor químico


PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO

Publicidade


Amada por muitos, os visitantes vão poder aproveitar uma praça de alimentação com mais de dois mil lugares e com a participação de 10 restaurantes de comida tradicional japonesa. No ano passado foram servidos mais de 30 mil pratos. “A gente sabe que a gastronomia é um dos grandes atrativos para o público na Expo Japão, então vamos ter o melhor da gastronomia japonesa lá”, reforça.


DANÇA TÍPICA

Publicidade


A filial de Londrina do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko é uma das principais atrações da Expo Japão. Membro do grupo há 15 anos, o estudante Athos Ishikawa, 23, explica que o grupo performa o eisa, uma dança típica da cidade de Okinawa, no Japão, que utiliza movimentos do karatê e do odori com músicas tradicionais e modernas como forma de preservar a cultura japonesa.


Yuji Tungui, 26, reforça a importância que o grupo tem no desenvolvimento dos 80 membros, já que a grande maioria é de jovens. “Quem toma todas as decisões sobre o grupo somos nós, jovens, já para ter todo esse desenvolvimento como pessoa”, ressalta.


SAIBA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Abertura da Expo Japão traz dança e cores para o Calçadão
Expo Japão 2024 em Londrina celebra cultura japonesa com gastronomia, dança e eventos técnicos. De 29/05 a 02/06 na Acel. Ingressos de R$6 a R$12.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade