Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oito confirmados

Após nova morte de preso, OAB quer que MP apure casos de tuberculose na PEL 2

Samara Rosenberger - Redação Bonde
28 mar 2016 às 12:00

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (CDH-OAB), subseção Londrina, vai protocolar ofício junto à 19ª Promotoria de Justiça para pedir esclarecimentos sobre os casos de tuberculose registrados na unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL).

Na última sexta-feira (25), um preso de 20 anos morreu vítima da doença. Alisson Rafael Martins Pereira estava internado desde o dia 21 no Hospital Universitário (HU). Outro detento também deu entrada no mesmo dia com caso confirmado e um terceiro ainda está passando por testes. De acordo com a assessoria do HU, ambos têm quadro de saúde estável e permanecem na enfermaria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além destes, outros seis presos contraíram a doença, mas permanecem na unidade prisional, segundo informou o Departamento de Execução Penal (DEPEN) por meio de nota. "Todos estão medicados e em local isolado".

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como ajudar!

Lar São Vicente de Paulo precisa de doações de produtos natalinos

Imagem de destaque
Investimento de R$ 34 mil

Quartos do pós-parto na Maternidade de Londrina recebem aparelhos de frigobar

Imagem de destaque
Entrada gratuita

Mostra de Música de Câmara inicia temporada nas igrejas de Londrina

Imagem de destaque
Possibilidade de chuvas

Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região


A OAB revelou que vai comunicar o caso junto ao MP ainda hoje. "Primeiro vamos pedir informações oficiais. Recebemos essas denúncias dos familiares dos detentos na sexta-feira. Queremos saber quais providências serão tomadas a respeito e se houve negligência", informou Paulo Magno Cicero leite, coordenador da CDH-OAB. O mesmo documento também deve ser encaminhado à Corregedoria e Direção da PEL 2. "Sabemos da gravidade dessa doença e também nos preocupamos com a saúde dos funcionários", ressaltou.

Publicidade


Em janeiro, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) denunciou a situação precária do estabelecimento prisional. Com destruição de diversos setores e alas da unidade, após o fim da maior rebelião registrada em outubro, muito lixo se acumulou no local. Na ocasião, segundo a entidade, dois agentes penitenciários tiveram que ser afastados após contraírem tuberculose. Outro estava com suspeita de dengue.


Em nota, o Depen informou que a Secretaria Municipal de Saúde também está monitorando os casos e, amanhã, promoverá uma palestra informativa aos servidores sobre o assunto. "Neste mês, também foi iniciado um mutirão de atendimento. Todas as quartas-feiras, cerca de 70 presos são atendidos pelos setores de saúde, social e jurídico", finaliza a nota.

No início de março, Maiki Deivid de Lima Francisco, de 22 anos, morreu após passar quase um mês internado no Hospital Universitário (HU). Apesar de o HU não revelar quaisquer detalhes do prontuário do paciente, a família do rapaz informou ao Centro de Direitos Humanos (CDH) que ele estava com suspeita de tuberculose.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo