Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto na Câmara

Arquitetos e técnicos vão poder liberar obras em Londrina

Redação Bonde com CML
16 dez 2014 às 14:51

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vereador Vilson Bittencourt (PSL) apresentou um projeto de lei à Câmara Municipal de Londrina que estende aos profissionais legalmente habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) a possibilidade de emissão do atestado de responsabilidade técnica pelas obras, no que se refere aos aspectos de higidez e segurança da construção. Entretanto, os profissionais só poderão emitir a certificação desde que estejam devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Fazenda.

Atualmente, somente um engenheiro habilitado pode expedir o atestado de responsabilidade técnica pelas obras na área da construção civil. A restrição está prevista no Alvará Fácil (Lei 11.979/20123).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após parecer prévio da Comissão de Justiça, o projeto de Bittencourt recebeu manifestação favorável do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Obras, esta ressalvando que se deva restringir a autorização apenas aos profissionais com formação no campo de edificações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entrada gratuita

Mostra de Música de Câmara inicia temporada nas igrejas de Londrina

Imagem de destaque
Possibilidade de chuvas

Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região

Imagem de destaque
No Teatro Ouro Verde

Funcart encena espetáculo "A Bela Adormecida" com 300 bailarinos

Imagem de destaque
Temporada 2025

Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços


O Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) não se manifestou sobre a matéria. A Comissão de Justiça emitiu parecer favorável ao projeto na forma do substitutivo n° 1, de sua autoria, que inclui a ressalva da Secretaria de Obras, permitindo a autorização apenas aos profissionais com formação no campo de edificações.


Após parecer prévio da Comissão de Desenvolvimento Urbano, o projeto recebeu manifestação dos órgãos de classe, ressalvando a necessidade dos profissionais respeitarem os limites de suas atribuições. Na sequência, a Comissão de Desenvolvimento Urbano emitiu parecer prévio ao projeto na forma do substitutivo n° 2, de sua autoria, acrescentando que os profissionais legalmente habilitados pelo CREA e pelo CAU poderão emitir o atestado de responsabilidade técnica pelas obras nos limites de suas atribuições.

A Comissão de Justiça emitiu parecer favorável ao substitutivo n° 2, da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Os vereadores têm, a partir desta terça-feira (16), sete dias úteis para apresentar emendas ao projeto de lei.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo