Mais de 54 mil pessoas foram envolvidas nas ações de conscientização da Semana Nacional do Trânsito em Londrina, comemorada entre os dias 18 e 25 deste mês. A estimativa, divulgada na quarta-feira (26) pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), leva em consideração as palestras incluídas na programação, as iniciativas desenvolvidas nas ruas e o alcance dos materiais veiculados no Facebook e Instagram.
dia sem carro V1Só no Dia Mundial sem Carro, cujas atividades no último sábado (22) movimentaram a avenida Higienópolis, na área central, foram 23.685 atendimentos. Além dos serviços de educação e segurança no trânsito, o evento contou com passeio ciclístico, caminhada, apresentações culturais, aula de dança, yoga e muay thai, brincadeiras, feira de adoção de animais, distribuição de mudas de árvore, dentre outras atrações.
Em parceria com as forças policiais, a Semana do Trânsito também intensificou o patrulhamento contra o excesso de velocidade – atualmente a infração mais cometida pelo motorista londrinense – e promoveu checagens da "Lei Seca", inclusive no período noturno. As diligências ocorreram em diversos pontos do município e resultaram na emissão de duas multas por embriaguez ao volante.
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Secretaria do Idoso oferta passeios temáticos de Natal em Londrina
Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina
Conferência do Meio Ambiente será neste sábado em Londrina
De acordo com o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a ação atendeu a expectativa de contribuir na conscientização para uma cultura de paz no dia a dia das ruas. "O gerenciamento do trânsito exige esforços contínuos de fiscalização, mas mudanças de comportamento passam necessariamente pela execução de trabalhos educativos", afirmou.
dia sem carro V3Para o diretor de Trânsito, Pedro Ramos, o balanço da Semana é bastante positivo. E analisa que as discussões levantadas no circuito de palestras, bem como as abordagens de condutores, motociclistas e pedestres, colocaram em pauta a formação de uma nova mentalidade, um novo jeito de encarar a dinâmica viária. "As ações corroboraram a ideia de que não é preciso a presença do fiscal para que a sinalização seja respeitada. O poder público precisa fazer a parte dele, claro, mas cada cidadão tem sua parcela de responsabilidade", frisou.
Ramos ressaltou que, apesar da estimativa de 54 mil atendimentos no período, o número de pessoas alcançadas indiretamente pelas intervenções foi muito maior. "Se imaginarmos que os conhecimentos repassados durante o evento foram e ainda serão replicados pelos envolvidos, chegamos num montante ainda mais elevado e isso nos deixa contentes", contou.
Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1997, a Semana do Trânsito ocorre anualmente em todo o território nacional. Além de buscar a preservação da vida, as atividades promovidas pelos órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito buscam aliar poder público e cidadãos na construção de relações harmônicas e pacíficas no dia a dia das ruas.